O Ministério do Desenvolvimento Social emite comunicados relacionados à situação do benefício do Bolsa Família através dos aplicativos oficiais do governo. Por essa razão, é de extrema importância que o responsável familiar esteja sempre atento às mensagens enviadas nessas fontes, pois dessa forma poderá evitar possíveis cancelamentos.
Muitos aguardam pelo início das atualizações do sistema, com as informações referentes aos depósitos para este mês. Habitualmente, as atualizações começam apenas a partir do dia 10; no entanto, em fevereiro, os pagamentos serão levemente antecipados devido ao mês ser um pouco menor e, por isso, a atualização do sistema também será mais breve.
Até o momento, de acordo com as informações disponíveis, os aplicativos do Caixa Tem, do Bolsa Família e do Portal Cidadão ainda não atualizaram com as informações referentes aos pagamentos do mês de fevereiro. No entanto, milhares de beneficiários já estão recebendo notificações referentes a bloqueios, cancelamentos e suspensões.
Averiguação cadastral unipessoal
Mensagem do Bolsa Família – Benefício bloqueado por averiguação. Você precisa esclarecer informações do seu cadastro, se você realmente mora sozinho procure o setor do Cadastro Único na sua cidade e atualize seu cadastro para evitar o cancelamento do seu benefício do Bolsa Família. Mais informações ligue 121.
Se o beneficiário receber essa mensagem, deve procurar um CRAS ou um posto de atendimento do Cadastro Único, para confirmar e esclarecer os seus dados cadastrais. Caso não compareça à unidade de atendimento dentro do prazo estabelecido para realizar a atualização, o benefício é cancelado de maneira definitiva.
Quando o beneficiário se encontra em averiguação unipessoal, existe a possibilidade de receber a visita domiciliar de um agente do CRAS, para confirmar se todas as informações registradas no cadastro são verdadeiras. Dessa forma, para aqueles beneficiários que realmente moram sozinhos, que se enquadram em todos os requisitos do programa assistencial, que realizarem a atualização dentro do prazo estipulado e que conseguirem comprovar todas as informações na atualização do cadastro, o governo continuará concedendo o valor de R$600 reais mensalmente.
Cancelamento do Bolsa Família
Na mensagem enviada referente ao cancelamento definitivo do benefício é informado o seguinte: “Mensagem do Bolsa Família – Benefício cancelado por averiguação. Você foi convocado para esclarecer informações do seu cadastro e não compareceu. Se você mora sozinho procure o setor do Cadastro Único de sua cidade e evite a exclusão de seu cadastro. Para mais informações ligue 121”.
Assim como é informado na mensagem, esta família teve o benefício cancelado por motivos de averiguação cadastral. O processo de averiguação convoca as famílias a comparecerem até os Centros de Atendimento do Cadastro Único, para confirmarem suas informações pessoais e assim garantirem a continuidade do pagamento dos valores.
No entanto, esta família em questão não compareceu ao local indicado dentro do prazo estabelecido e por esse motivo seu benefício foi cancelado. Nesse caso, para tentar reaver o pagamento é necessário comparecer ao CRAS e realizar uma nova atualização.
Falhas nos aplicativos
Além dessas mensagens relacionadas a bloqueios, cancelamentos e suspensões, ainda temos aquelas que são apresentadas devido a falhas no sistema dos aplicativos. O aplicativo do Caixa Tem segue apresentando falhas contínuas no momento do acesso, o que está trazendo preocupações aos beneficiários. Para tranquilizar as famílias, o Ministério do Desenvolvimento Social se pronunciou a respeito desse erro no sistema. Estamos recebendo milhares de perguntas relacionadas à seguinte mensagem: “Dados não disponíveis para consulta. Tente novamente mais tarde.”
Para aqueles que receberam essa notificação ao tentar acessar o aplicativo, não há com o que se preocupar. Em comunicado, o MDS esclareceu que estão realizando algumas mudanças nos servidores e por esse motivo, é necessária a atualização no módulo de segurança. Foi dito ainda que em breve a consulta através dos aplicativos será normalizada e os beneficiários voltarão a ter acesso às informações do benefício. Portanto, se receberam essa mensagem, aguardem um pouco mais e tentem novamente em outro momento, pois em breve o funcionamento do Caixa Tem será normalizado e vocês voltarão a ter acesso às informações do Bolsa Família.