Os pagamentos do Bolsa Família voltam a ser efetuados no dia 24, segunda-feira, quando recebem os beneficiários com NIS de final 6, que não receberam antecipadamente nos últimos dias.
No entanto, nem todos os beneficiários vão receber, pois o ministério do Desenvolvimento Social, segue realizando uma averiguação cadastral nos dados do Cadastro Único, com o objetivo de identificar as famílias que estão recebendo o benefício do Bolsa Família de maneira irregular, para que elas sejam retiradas do programa.
Calendário de pagamentos do Bolsa Família
A Caixa Econômica Federal vai realizar os últimos depósitos do Bolsa Família referente ao mês de abril durante esta semana.
No dia 24, segunda-feira, recebem os beneficiários com NIS de final 6 que não receberam o benefício antecipadamente na sexta-feira, dia 21, ou no sábado, dia 22.
NIS com final 7, pagamento no dia 25, terça-feira;
NIS de final 8: pagamento no dia 26, quarta-feira;
NIS de final 9: pagamento no dia 27, quinta-feira;
NIS de final 0, pagamento no dia 28, sexta-feira.
Encerrando assim os depósitos referentes ao mês de abril.
Bloqueios Bolsa Família
Em abril, o ministério do Desenvolvimento Social, realizou um bloqueio em massa de aproximadamente 1 milhão de cadastros unipessoais, que apresentavam índices de irregularidades.
Para alertar os beneficiários dos possíveis bloqueios, mensagens estão sendo enviadas nos aplicativos do Caixa Tem e do Bolsa Família, mas a que mais está chamando a atenção é “Bloqueado Referência 04/2023”.
Isso porque, de acordo com depoimentos recentes de beneficiários, está mensagem pode ou não, estar atrelada ao bloqueio do benefício.
Bloqueado Referência 04/2023 – Não está na data de pagamento.
Ele pode se encontrar bloqueado em algumas situações, a primeira é se ainda não estiver na data de efetuar o seu pagamento, que como a maioria já sabe, é realizado levando em consideração a numeração final do NIS.
Portanto, se no seu aplicativo está constando esta mensagem, é possível que o Ministério do Desenvolvimento Social, já tenha enviado o valor referente ao pagamento de seu benefício para a instituição financeira responsável pelo depósito, mas ele se encontrará bloqueado até que chegue à data de seu pagamento.
É muito importante conferir a situação do benefício em todos os aplicativos, no extrato bancário e também através da central 111, para excluir todas as possibilidades.
Bloqueado Referência 04/2023 – Já recebeu o benefício.
A segunda possibilidade é se você já recebeu o seu benefício e já realizou o saque, pois nesse caso o benefício se encontrará temporariamente bloqueado, para que em breve conste no aplicativo os valores do próximo mês.
O Ministério do Desenvolvimento Social seguirá revisando os cadastros dos beneficiários do Bolsa Família no decorrer dos próximos meses, então se você recebeu alguma notificação do governo solicitando a atualização dos dados do Cadastro Único e ainda não compareceu até o CRAS de sua cidade para atualizar, existe sim a possibilidade de ser bloqueado nos próximos meses.
Mas caso o beneficiário já tenha atualizado os dados corretamente e se enquadra em todos os requisitos do programa, ele poderá ficar tranquilo pois em breve o benefício voltará a ser concedido para sua família.
Bloqueado Referência 04/2023 – Benefício bloqueado.
No aplicativo do Caixa Tem aparece a mensagem de bloqueado referência 04/2023, no do Bolsa Família não consta nenhuma mensagem, mas o beneficiário não recebeu.
Neste caso, o ministério do Desenvolvimento Social pode ter depositado o valor referente ao pagamento para a Caixa Econômica, no entanto, ao efetuar o depósito, observaram que o beneficiário possui alguma irregularidade em seu cadastro.
Caso tenha chegado o dia de seu pagamento e você não tenha recebido, vá até o CRAS mais próximo e busque esclarecimentos sobre o porquê você não teve acesso ao benefício neste mês. Se for por falta de atualização, atualize os seus dados o quanto antes.
Portanto, é preciso analisar todas as possibilidades, então se essa mensagem consta em seu aplicativo do Cadastro Único, por exemplo, consulte o seu aplicativo do Bolsa Família e ligue na central 111, para saber qual é a atual situação de seu benefício.
Caso você não receba e nos aplicativos não te mostre o motivo pela qual você foi bloqueado, vá até o CRAS mais próximo com os seus documentos em mãos e solicite uma averiguação.