Bolsa Família bloqueado no aplicativo causa grande fila de espera no CRAS
Maria Eduarda Montanari
Muitos estão interessados em saber se vão receber o benefício do Bolsa Família em julho, devido ao processo de revisão cadastral que ainda está em andamento, resultando em muitos bloqueios.
Revisão Cadastral
O governo está conduzindo uma revisão cadastral nos dados do Cadastro Único com o objetivo de identificar e remover do programa aqueles que estão recebendo o Bolsa Família de forma irregular, ou seja, que não atendem a todos os requisitos necessários. Devido à revisão dos cadastros, mais de 4 milhões de beneficiários tiveram o pagamento do Bolsa Família bloqueado, cancelado ou suspenso nos últimos meses. A verificação de inconsistências na composição familiar, na renda per capita mensal e nas demais condicionalidades resultou no bloqueio desses benefícios.
Estar devidamente inscrito no Cadastro Único e com os dados atualizados são alguns dos critérios essenciais para receber o Bolsa Família. O beneficiário que estiver com o cadastro irregular, desatualizado ou que estiver descumprindo com alguns dos requisitos exigidos, corre o risco de ter o pagamento de seu benefício interrompido.
Consulta ao Aplicativo Cadastro Único
Muitos querem saber se vão receber o benefício neste mês de julho. Quem realizou a atualização do cadastro recentemente e deseja saber se ainda possui alguma pendência, pode consultar o aplicativo do Cadastro Único, que tem alertado as famílias sobre a situação do benefício. Se houver dúvidas sobre a atualização do cadastro, o aplicativo pode ser consultado. Ele é fácil de usar e utiliza um código de cores (verde ou vermelho) para indicar a situação do cadastro.
Para verificar se é necessário atualizar os dados no sistema do Cadastro Único, basta acessar o aplicativo no celular. O login é feito pelo GOV.BR, utilizando o CPF e a senha cadastrada nesse portal. Ao entrar, é possível clicar em “consulta simples” ou “consulta completa”.
Se, ao clicar em consulta simples, o quadrado estiver verde com a mensagem “Parabéns! O cadastro da sua família está atualizado”, significa que o cadastro da família está correto e sem pendências. Nesse caso, é bem provável que o benefício seja recebido normalmente agora em março.
Para os beneficiários que, ao consultarem a situação do benefício, recebem uma notificação em vermelho, é necessário atualizar o cadastro o mais rápido possível, pois os dados estão desatualizados no sistema do governo, resultando no bloqueio do benefício. Por exemplo, uma mensagem comum emitida pelo governo é: “Atenção! O cadastro da sua família é formado por apenas uma pessoa, ou seja, é um cadastro unipessoal. Isso possivelmente é um erro, clique aqui para obter mais informações”.
Beneficiários que tiveram o benefício bloqueado nos últimos meses e que, ao consultarem a situação de seu cadastro no aplicativo, se depararem com esta mensagem em vermelho, devem realizar a atualização dos dados nos postos de atendimento do CRAS o quanto antes.
Atualização Cadastral Bolsa Família
Para realizar essa atualização, o beneficiário precisará levar os seguintes documentos: CPF, título de eleitor e comprovante de residência atualizado de todos os integrantes da família. Dependendo da situação, a administração municipal realizará a atualização cadastral no posto de atendimento ou na residência daqueles que se declararam unipessoais. Se o beneficiário cumprir com todos os requisitos do programa Bolsa Família, o benefício será restabelecido, incluindo as parcelas retroativas que foram suspensas nos meses anteriores.
Portanto, quem é beneficiário do Bolsa Família deve verificar regularmente a situação do cadastro por meio do aplicativo Cadastro Único e tomar as medidas necessárias caso seja solicitada a atualização dos dados. Em julho, os aplicativos começam a atualizar a partir do dia 08, próxima segunda-feira. Sendo assim, é importante ficar atento aos comunicados do Ministério do Desenvolvimento Social nas plataformas oficiais e, caso o benefício esteja bloqueado, suspenso ou cancelado, ir até o CRAS mais próximo para solicitar esclarecimentos sobre o motivo.
Calendário de pagamentos Bolsa Família julho
Os pagamentos do Bolsa Família estão sendo efetuados conforme consta no calendário oficial divulgado pelo governo. Em julho, os municípios que se encontram em estado de calamidade, incluindo os do Rio Grande do Sul, terão o benefício depositado de maneira antecipada para todas as famílias, independente da numeração final do NIS.
Para os demais, os valores são depositados levando em consideração a numeração final do NIS e os depósitos programados para segunda-feira podem ser antecipados para o sábado anterior, sendo assim:
NIS de final 1 e moradores de municípios que foram afetados por desastres ambientais recentes, pagamento no dia 18.
NIS de final 2, pagamento no dia 19.
NIS de final 3, pagamento no dia 22, podendo ser antecipado para o dia 20, sábado.
NIS de final 4, pagamento no dia 23.
NIS de final 5, pagamento no dia 24.
NIS de final 6, pagamento no dia 25.
NIS de final 7, pagamento no dia 26.
NIS de final 8, pagamento no dia 29, podendo ser antecipado para o dia 27, sábado.
NIS de final 9, pagamento no dia 30.
NIS de final 0, pagamento no dia 31.
Dessa forma, se encerram os depósitos programados para o mês de julho.
Lembrando que os valores são depositados no Caixa Tem. Portanto, é possível realizar pix e transferências pelo próprio aplicativo, assim como realizar o saque na agência ou em uma lotérica correspondente.