Ícone do site Instituto Montanari

Saiu péssima notícia para quem recebe o Bolsa Família em 2023 – Benefício bloqueado no aplicativo!

Wellington Dias fala sobre novo Bolsa Família

Wellington Dias fala sobre novo Bolsa Família

Os pagamentos do Bolsa Família seguem sendo efetuados nessa semana, porém, alguns beneficiários estão preocupados pois nos aplicativos está constando a seguinte mensagem “bloqueado, referência 03/2023”. O que isso significa?

Bolsa Família bloqueado

Se no seu aplicativo está constando essa mensagem, significa que o Ministério do Desenvolvimento Social, já enviou o valor referente ao pagamento de seu benefício para a Caixa Econômica Federal.

Bolsa Família bloqueado

Ele se encontra bloqueado, pois ainda não está na data de efetuar o seu pagamento, que é realizado levando em consideração a numeração final do NIS.

Ou seja, isso não significa que o seu benefício foi bloqueado e sim que está disponível para ser creditado na data correta de pagamento, assim como consta no calendário oficial.

Então, quanto a isso, não há com o que se preocupar.

Averiguação Cadastral Unipessoal

Atualmente, o governo acredita que mais de 2,5 milhões de famílias estão recebendo o benefício do Bolsa Família de maneira irregular, ou seja, não se enquadram nas regras estabelecidas, mas continuam recebendo mensalmente.

Por esse motivo, estão realizando uma averiguação cadastral, visando trazer mais assertividade para o programa assistencial, para que o benefício seja concedido para as famílias que realmente precisam.

Alguns beneficiários que se declararam como unipessoais e estão com índices de irregularidades nos dados do Cadastro Único, já estão recebendo mensagens do governo nos aplicativos, como forma de alerta para que eles realizem a atualização cadastral o mais breve possível.

Na mensagem é dito o seguinte: “Mensagem do Bolsa Família – Convocação Averiguação Unipessoal – Você precisa esclarecer com urgência informações do seu cadastro. Procure o setor do Cadastro Único na sua cidade e evite o bloqueio do seu benefício do Bolsa Família. Informe corretamente no seu cadastro todas as pessoas que moram com você. Mais informações ligue 121.”

Aplicativo Caixa Tem

Caso você tenha recebido essa mensagem, vá presencialmente até uma agência do CRAS mais próxima, leve seus documentos e realize a atualização de seu cadastro, caso contrário você poderá perder o seu benefício.

O governo enviou verbas para os estados e municípios contratarem mais de 12 mil agentes para os centros de referência em assistência social, para que visitas domiciliares sejam feitas.

Fonte:G1

Essas visitas serão realizadas de forma gradual, ou seja, aos poucos, e o governo dará prioridade para aquelas famílias que apresentam irregularidades nos dados do Cadastro Único.

O governo havia informado que enviaria mensagens de alerta através do aplicativos, ou através de ligações, para avisar sobre essas visitas, portanto, fique sempre atento em seu aparelho celular, pois você pode ser notificado a qualquer momento.

Calendário de pagamentos Bolsa Família

Os pagamentos do Bolsa Família seguem sendo efetuados e hoje, um novo grupo vai poder sacar o seu benefício.

Para os beneficiários com NIS de final 2, pagamento hoje, dia 21, terça-feira.

NIS de final 3, pagamento no dia 22, quarta-feira.

NIS de final 4, pagamento no dia 23, quinta-feira.

NIS de final 5, pagamento no dia 24, sexta-feira.

Para os beneficiários com NIS de final 6, pagamento no dia 27, porém por ser em uma segunda-feira, a Caixa vai realizar o depósito antecipadamente no dia 25, sábado.

NIS de final 7, pagamento no dia 28, terça-feira.

NIS de final 8, pagamento no dia 29, quarta-feira.

NIS de final 9, pagamento no dia 30, quinta-feira.

E para os beneficiários com NIS de final 0, pagamento no dia 31, sexta-feira, encerrando assim os pagamentos do mês de março.

Calendário Bolsa Família 2023

Valor do Bolsa Família em março

Em relação a valores o governo vai pagar o mínimo de R$600 para todos os beneficiários, exceto para aqueles que contrataram o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, somado ao extra de R$150 por criança de até 6 anos de idade.