Em breve se iniciam os pagamentos do Bolsa Família referentes ao mês de julho e com isso os beneficiários do programa já estão aflitos querendo saber sobre a atualização dos aplicativos oficiais do governo, que são o Caixa Tem e o Bolsa Família.
No último domingo, dia 09, milhares de famílias tiveram acesso aos valores e as datas de julho nos aplicativos, no entanto, como a atualização acontece de maneira gradativa, nem todos os beneficiários tiveram a atualização efetivada.
Em julho teremos novos bloqueios e cancelamentos, a revisão cadastral continua sendo feita e para aqueles que estão descumprindo com as condicionalidades impostas, devem estar atentos aos comunicados do MDS, para não perderem o benefício de maneira definitiva.
Calendário de pagamentos Bolsa Família
A atualização dos aplicativos ocorre de maneira gradual, ou seja, aos poucos. Por esse motivo, os valores e as datas do mês vigente começam a aparecer separadamente. Através desses aplicativos, os beneficiários conseguem ter acesso as datas e aos valores referentes ao Bolsa Família de maneira segura e confiável, sem correr o risco de passar por golpes e fraudes.
Em julho não teremos antecipações, portanto a Caixa Econômica Federal seguirá o que consta no calendário oficial divulgado pelo governo.
- NIS de final 1, pagamento dia 18 de julho.
- NIS de final 2, pagamento dia 19.
- NIS de final 3, pagamento dia 20.
- NIS de final 4, pagamento dia 21.
- NIS de final 5, pagamento dia 24, podendo ser antecipado para o dia 22, sábado.
- NIS de final 6, pagamento dia 25.
- NIS de final 7, pagamento dia 26.
- NIS de final 8, pagamento dia 27.
- NIS de final 9, pagamento dia 28.
- NIS de final 0, pagamento dia 31.
Atualização dos aplicativos
No último domingo, dia 09, alguns aplicativos foram atualizados com os novos valores e com as novas datas referentes ao mês de julho, vejam só alguns dos exemplos que recebemos.
Neste exemplo abaixo a família possui o NIS de final 3, portanto em julho o benefício estará disponível para saque a partir do dia 20, no valor de R$1.092, assim como recebeu em junho. Dentre este valor já constam os adicionais para crianças, adolescentes, gestantes e lactantes.
Neste outro exemplo, a família possui o NIS de final 1, portanto, a partir do dia 18 o benefício estará liberado para saque, no valor de R$600. O benefício pode ser sacado ou movimentado até o dia 27 de novembro de 2023.
Em julho quem está bloqueado poderá voltar a receber?
Em maio e junho o Ministério do Desenvolvimento Social estava empenhado em finalizar a implantação do novo sistema operacional do Bolsa Família e por esse motivo, os bloqueios e desbloqueios ficaram em segundo plano.
Em julho o MDS retorna com a revisão cadastral das condicionalidades e com isso, quem se encontra bloqueado poderá voltar a receber e da mesma forma para aqueles que descumprirem com as condicionalidades do programa, poderão ser bloqueados ou até mesmo cancelados.
Os aplicativos do Caixa Tem e do Bolsa Família são a ponte entre o beneficiário e o MDS, portanto, qualquer comunicado relacionado a situação do seu benefício se encontrará lá. Dessa forma, o indicado é que o beneficiário fique sempre atento a essas fontes, para ter o conhecimento da situação de seu benefício.
Para aqueles beneficiários que os aplicativos do Bolsa Família e do Caixa Tem ainda não atualizaram não há com o que se preocupar. A atualização acontece aos poucos e em breve todos os beneficiários terão acesso aos valores e as datas para este mês.