O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei do empréstimo consignado do Auxílio Brasil e os bancos estão aguardando a regulamentação para informar se vão de fato liberar esse crédito.
O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, confirmou essa informação. Segundo ele, as instituições financeiras serão credenciadas pelo Ministério da Cidadania.
Em entrevista ontem ao programa A Voz do Brasil, o ministro informou que o número de parcelas, bem como a carência do empréstimo consignado do Auxílio Brasil ainda está sendo estudada pelo Ministério. Segundo, ele, o programa Auxílio Brasil está em processo de aperfeiçoamento.
Na semana passada o próprio ministro postou em suas redes sociais que os números de parcelas, carência, prazo para pagamento, bem como a taxa de juros, ficaria a cargo de cada banco.
Mas, pelo visto, o ministério está com a intenção de regular essas medidas e isso deve acabar sendo incluído na portaria que o ministério vai publicar.
O presidente Jair Bolsonaro também tocou no assunto do empréstimo consignado do Auxílio Brasil e do BPC pela primeira vez. Durante reunião com banqueiros, o presidente fez um apelo aos bancos.
O presidente falou que o pessoal do BPC vai entrar no consignado e, assim, fez um apelo aos banqueiros para que eles possam reduzir os juros do consignado o máximo possível, visto que essa modalidade de empréstimo com desconto direto do benefício garante o pagamento aos bancos, evitando a inadimplência.
Importante ressaltar que os beneficiários do BPC já estão pegando empréstimo consignado desde março deste ano e com uma taxa de juros máxima de 2,14% ao mês.
Ou seja, os beneficiários do BPC não vão começar agora a pegar o empréstimo. Eles já estão pegando empréstimo consignado há mais de 5 meses.
Por isso, é provável que o presidente, na verdade, estava se referindo ao empréstimo consignado do Auxílio Brasil, que é o empréstimo que, de fato, vai começar agora.
De qualquer maneira, essa foi a primeira vez que o presidente Jair Bolsonaro comentou sobre a lei do consignado para o BPC e Auxílio Brasil, após ter sido sancionada por ele.
Veja no vídeo abaixo o que disse o ministro sobre o empréstimo consignado do Auxílio Brasil.