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Cadastro do MEU INSS: Passo a passo de como se cadastrar e ter acesso aos serviços

cadastro do meu INSS

cadastro do meu INSS

Você já tem o cadastro do MEU INSS?

O Meu INSS é um portal multiserviços criado pelo Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS, para que o cidadão tenha acesso, de forma online, a diversos serviços oferecidos pelo órgão tais como agendamentos e solicitação de serviços.

Existe ainda uma versão do MEU INSS em formato de aplicativo de celular, disponível tanto para aparelhos com o sistema operacional android quanto para iphones, deixando os serviços da previdência social literalmente na mão dos usuários.

O objetivo da plataforma é simplificar o acesso do cidadão, principalmente agora que, em virtude da pandemia, as pessoas estão evitando sair de casa e lugares com possibilidade de aglomeração, ou seja, uma segurança tanto para quem precisa dos serviços, quanto para quem trabalha no INSS e atende a população.

Interessante, não é?

Por isso, neste artigo vamos mostrar como você pode fazer para realizar o seu cadastro do MEU INSS, seja através do site MEU INSS ou do aplicativo com o mesmo nome.

Como fazer o cadastro do MEU INSS?

Para acessar o MEU INSS, o primeiro passo é fazer o cadastro na plataforma.

Entre no site meuinss.gov.br ou abra o aplicativo Meu INSS no seu celular. Vamos mostrar o procedimento de cadastro através do site, mas você verá que o processo é exatamente o mesmo caso esteja acessando via app.

Clique em “Cadastrar Senha” e você será redirecionado ao portal gov.br.

Clique no botão verde onde está escrito “Crie sua conta gov.br”.

Aparecerá uma lista com diferentes opções de cadastro. Sugerimos escolher o cadastro através do CPF.

Em seguida, você precisará informar os seus dados pessoais:

Depois clique no quadradinho concordando com os termos de uso.

A tela seguinte solicitará a confirmação de seus dados pessoais, tais como nome da mãe, ano, mês e dia de nascimento, dentre outras perguntas.

Preencha as informações de validação e clique em avançar.

O próximo passo será a habilitação do cadastro que acabou de realizar. Você pode escolher se prefere fazer essa habilitação via email ou SMS.

Se preferir habilitar por email, informe o seu email, ou o celular, caso deseje confirmar o cadastro por SMS.

Você receberá um email ou uma mensagem de texto com um código de ativação. Esse código deverá ser digitado na tela seguinte. Você também deverá criar uma senha.

Pronto, cadastro realizado. A partir de agora, é essa senha que você deverá usar quando acessar o MEU INSS, ou qualquer um dos serviços do governo.

Quais serviços podem ser acessados com o cadastro do MEU INSS?

Através desse cadastro do MEU INSS, você terá acesso aos mais diversos serviços oferecidos pelo INSS. Para vocês terem uma ideia, 90 dos 96 serviços que a instituição oferece podem ser acessados remotamente por meio do MEU INSS.

Aqui está a lista completa:

  1. Aposentadoria por Idade Urbana
  2. Salário Maternidade Urbano
  3. Apuração de Batimento Contínuo/MDS – Decreto 9462/2018
  4. Agendamentos e Consultas de pedidos
  5. Extrato Previdenciário (CNIS)
  6. Extrato de Pagamento de Benefício (HISCRE)
  7. Extrato de Empréstimo Consignado
  8. Extrato para Imposto de Renda (IR)
  9. Carta de Concessão do Benefício
  10. Agendamento de Perícia Médica
  11. Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta
  12. Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29
  13. Declaração de Regularidade da Situação do Contribuinte Individual – DRSCI
  14. Alterar dados Básicos de Contato
  15. Resultado da Perícia Médica
  16. Recurso
  17. Recurso de Benefício por Incapacidade
  18. Revisão
  19. Cópia de Processo
  20. Recurso – Seguro Defeso
  21. Cessação de Benefício por Óbito
  22. Cadastrar Declaração de Cárcere/Reclusão
  23. Cadastrar ou Renovar Representante Legal
  24. Alteração de Forma de Pagamento
  25. Reativar Benefício
  26. Atualização de Dependentes para Imposto de Renda
  27. Atualização de Dados Cadastrais do Beneficiário
  28. Desistência de Benefício
  29. Solicitar Valor não Recebido Até a Data do Óbito do Beneficiário
  30. Cadastrar ou Atualizar Dependentes para Salário-Família
  31. Suspender o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para Inclusão no Mercado de Trabalho
  32. Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
  33. Bloqueio/Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
  34. Reativar Benefício Assistencial Suspenso por Inclusão no Mercado de Trabalho
  35. Transferir Benefício para Outra Agência da Previdência Social
  36. Cadastrar ou Renovar Procuração
  37. Atualização do Imposto de Renda para Declaração de Saída Definitiva do País
  38. Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte
  39. Atualização de Dados do Imposto de Renda – Retificação da Dirf
  40. Certidão para Saque de Pis/Pasep/Fgts
  41. Exclusão de Desconto de Mensalidade Associativa/Sindicato em Benefício Previdenciário
  42. Solicitação de Exclusão de Empréstimo Consignado
  43. Cadastrar Pensão Alimentícia
  44. Aposentadoria por Idade Rural
  45. Aposentadoria por Tempo de Contribuição
  46. Auxílio-Reclusão Rural
  47. Auxílio-Reclusão Urbano
  48. Benefício Assistencial ao Idoso
  49. Benefício Assistencial a Pessoa com Deficiência
  50. Certidão de Tempo de Contribuição
  51. Pecúlio
  52. Pensão por Morte Rural
  53. Pensão por Morte Urbana.
  54. Salário Maternidade Rural
  55. Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição
  56. Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade
  57. Benefício Assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso
  58. Benefício Assistencial a Pessoa com Deficiência – Microcefalia
  59. Aeronauta Gestante – Auxílio-Doença
  60. Saldo na tela (tempo ou valor de benefício)
  61. Calculadora da Aposentadoria por Idade
  62. Calculadora da Aposentadoria por Tempo de Contribuição
  63. Acordo Internacional – Aposentadoria por Idade Rural
  64. Acordo Internacional – Aposentadoria por Idade Urbana
  65. Acordo Internacional – Aposentadoria por Tempo de Contribuição
  66. Acordo Internacional – Atualização de Atestado de Vida
  67. Acordo Internacional – Atualização de Dados Cadastrais e/ou Bancários
  68. Acordo Internacional – Atualização de Dados de Imposto de Renda
  69. Acordo Internacional – Benefício Exclusivo do País Acordante
  70. Acordo Internacional – Certificado de Deslocamento Temporário Inicial
  71. Acordo Internacional – Certificado de Prorrogação de Deslocamento Temporário
  72. Acordo Internacional – Histórico de Seguro em País Acordante
  73. Acordo Internacional – Pensão por Morte Rural
  74. Acordo Internacional – Pensão por Morte Urbana
  75. Acordo Internacional – Reativação de Benefício
  76. Acordo Internacional – Recurso
  77. Acordo Internacional – Regularização de Pagamentos em Atraso
  78. Acordo Internacional – Retificação de Deslocamento Temporário
  79. Acordo Internacional – Revisão
  80. Acordo Internacional – Salário-Maternidade
  81. Acordo Internacional – Transferência de Benefício em Manutenção
  82. Cálculo de Contribuição em Atraso, Emissão e/ou Cálculo de Gps
  83. Cat, Acréscimo 25%, Isenção de Ir e Auxílio-Acidente
  84. Inscrição Junto À Previdência Social
  85. Marcação ou Remarcação de Perícia Médica
  86. Reemitir Parcelas – Seguro Defeso
  87. Requerimento de Antecipação de Pagamento da Revisão do Art. 29
  88. Seguro Defeso – Pescador Artesanal
  89. Validação Facultativo Baixa Renda
  90. Atualização de Dados Cadastrais

Dificuldades com o Cadastro do MEU INSS

Como você viu, o cadastro do MEU INSS é um procedimento super simples, que não oferece maiores dificuldades.

Mas, atenção! Às vezes o seu cadastro não dá certo e você fica sem saber o que aconteceu. Separamos aqui os erros mais comuns, para que você fique atento na hora do preenchimento:

O INSS também conta com uma central de tira-dúvidas, para que você possa recorrer sempre que tiver dificuldades em usar algum serviço. É através do número 135. Basta ligar para esse telefone que os atendentes estão aptos a ajudá-lo no que for necessário. A central funciona de segunda a sábado, entre 7 e 22h. A ligação feita de telefone fixo é gratuita e, caso esteja ligando de telefone celular, o custo é o mesmo de uma chamada local.

Também preciso dizer que o cadastro do MEU INSS também pode ser realizado de forma presencial, tanto nas agências do INSS, quanto em bancos como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o Banrisul, o Banco de Brasília, o Bradesco e o Sicoob.

Assista o nosso vídeo sobre o cadastro do meu INSS: