Instituto Montanari

Calendário 1a Parcela do Auxílio Emergencial: Pagamento Começa Nesta Semana!

O calendário 1a parcela do Auxílio Emergencial já está disponibilizado. A primeira prestação começa a ser pago nesta semana, contemplando mais de 45 milhões de brasileiros que se encontram com déficit na renda após o início do período de pandemia.

Depois de muita insistência, votações e Projetos de Lei, finalmente uma nova rodada de pagamentos do Auxílio Emergencial foi aprovada. Embora com redução de praticamente 75% no valor, o calendário 1a parcela já está em dias de ser paga.

Nesta semana os brasileiros que foram aprovados para receber a terceira rodada de parcelas e que se inscreveram pelo aplicativo ou que são inscritos no CadÚnico receberão o primeiro pagamento.

Vale lembrar que milhões de brasileiros não foram aceitos nessa nova etapa do programa. Aqueles que o Governo não contemplou poderão contestar exclusão do Auxílio Emergencial em poucos minutos, no site da Dataprev.

PUBLICIDADE

Como muitas pessoas ainda estão em dúvida quanto às datas de liberação do pagamento do calendário 1a parcela do Auxílio Emergencial, trouxemos o cronograma completo abaixo. Confira:

Calendário 1a Parcela do Auxílio Emergencial

Mês de nascimento Data do crédito em conta Data para saque em dinheiro
Janeiro 06 de abril 04 de maio
Fevereiro 09 de abril 06 de maio
Março 11 de abril 10 de maio
Abril 13 de abril 12 de maio
Maio 15 de abril 14 de maio
Junho 18 de abril 18 de maio
Julho 20 de abril 20 de maio
Agosto 22 de abril 21 de maio
Setembro 25 de abril 25 de maio
Outubro 27 de abril 27 de maio
Novembro 29 de abril 01 de junho
Dezembro 30 de abril 04 de junho

Fonte: Governo Federal

Ou seja, os cidadãos aprovados que nasceram em janeiro já terão a 1a parcela do Auxílio Emergencial creditado na poupança social já na próxima terça (06/04).

De acordo com nota divulgada pelo Governo Federal:

PUBLICIDADE

“Os créditos na conta social têm início já na próxima terça-feira (06.04) para trabalhadores nascidos em janeiro que se inscreveram pelos meios digitais da Caixa (informais, microempreendedores individuais e desempregados, entre outros) e integrantes do Cadastro Único do Governo Federal. O cronograma de créditos segue até 30 de abril, para nascidos em dezembro. Os saques dessa primeira parcela estarão disponíveis a partir de 4 de maio. Para os beneficiários do Bolsa Família, nada muda. Eles receberão os repasses de acordo com o calendário habitual do programa, que em abril tem início no dia 16”.

Beneficiários do Bolsa Família

O cronograma de pagamentos que apresentamos acima é válido para aqueles que se inscreveram por meio do app Caixa Tem ou para os inscritos no CadÚnico.

Contudo, quem é beneficiário do Bolsa Família, receberá de acordo com o calendário 1a parcela do Auxílio Emergencial por um outro calendário, que tem a seguinte configuração:

Dígito final do NIS Data de pagamento
1 16 de abril
2 19 de abril
3 20 de abril
4 22 de abril
5 23 de abril
6 26 de abril
7 27 de abril
8 28 de abril
9 29 de abril
0 30 de abril

Fonte: Governo Federal

PUBLICIDADE

Como você pôde perceber, o calendário de pagamento do calendário 1a parcela do Auxílio Emergencial para quem recebe o Bolsa Família não é definido de acordo com o mês de aniversário do contemplado, mas sim de acordo com o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social).

Veja como contestar exclusão no Auxílio Emergencial

Em relação aos valores que o Governo irá disponibilizar nesta rodada de pagamentos, as parcelas serão correspondentes a:

De acordo com João Roma, atual Ministro da Cidadania, “o objetivo é executar o pagamento de forma transparente, utilizando as contas digitais e evitando aglomerações. É importante compreendermos que passamos por um período de dificuldade e temos que alcançar aqueles que mais precisam”.

Sair da versão mobile