Na próxima terça-feira, dia 9, o governo vai começar a pagar o Auxílio Brasil de 600 reais referente ao mês de agosto.
O calendário usual foi antecipado e quem começa recebendo no dia 9 são os beneficiários com o NIS terminado em 1. Os pagamentos seguirão até o dia 22.
Se nos próximos meses os pagamentos não forem antecipados, os recursos serão liberados nos últimos 10 dias úteis de cada mês, conforme sempre foi feito. E aí neste caso, os beneficiários que receberão o Auxílio Brasil no dia 9, por exemplo, em setembro vai receber apenas no dia 19, ficando 40 dias sem receber o Auxílio Brasil.
Mas, ao que tudo indica, o governo está trabalhando para antecipar os pagamentos do próximo mês também. O próprio ministro da Cidadania confirmou que o Ministério juntamente com a Caixa Econômica Federal e a Dataprev estão atuando para conseguir fechar a folha de pagamento de setembro o quanto antes, pois serão incluídos os novos aprovados, além de serem averiguados os cadastros.
ATUALIZAÇÃO CADASTRAL AUXÍLIO BRASIL
De acordo com o ministério da cidadania, os processos de atualização de dados estão afetando 8 milhões de famílias que recebem o Auxílio Brasil.
Os prazos para a atualização de dados das famílias inscritas no cadastro único foram prorrogados pelo governo.
As famílias com cadastros atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar os dados no Cadastro Único.
São duas as situações em que os inscritos no cadastro único precisam atualizar os dados: a revisão cadastral e a averiguação cadastral.
A REVISÃO CADASTRAL consiste na solicitação à família para atualizar os registros do Cadastro Único.
O prazo para a REVISÃO CADASTRAL terminaria no dia 15 de julho, mas foi prorrogada para 14 de outubro. Neste caso, os beneficiários devem atualizar os dados sobre:
- renda
- situação de trabalho
- endereço; ou
- composição familiar
Já a AVERIGUAÇÃO CADASTRAL é um processo de verificação das informações do CadÚnico, tendo por base informações contidas em outros registros administrativos federais.
O prazo para a AVERIGUAÇÃO CADASTRAL se encerrou no dia 10 de junho, mas agora o governo está permitindo realizar esse processo até o dia 12 de agosto, ou seja, até a próxima sexta-feira.
Os beneficiários que tiveram inconsistências após o cruzamento com outros bancos de dados do governo federal deverão comprovar que cumpre os requisitos necessários para receber o Auxílio Brasil.
As famílias podem utilizar o aplicativo do cadastro único para verificar se estão enquadradas em uma das duas situações: revisão cadastral ou averiguação cadastral.
Se a situação familiar não tiver sido alterada, a atualização cadastral pode ser feita online, pelo próprio aplicativo, através da opção Atualização Cadastral por Confirmação.
Se existir pelo menos um dado que precise ser atualizado ou alguma pendência, o responsável pela família deverá comparecer a um posto de atedimento, para fazer a alteração presencialmente. O aplicativo bloqueia a atualização por confirmação nesses cados.
Veja no vídeo abaixo mais informações sobre o Auxílio Brasil.