Ícone do site Instituto Montanari

Novo Calendário Prova de Vida do INSS 2021

NOVO CALENDÁRIO PROVA DE VIDA DO INSS 2021

Novo Calendário Prova de Vida do INSS 2021: o INSS divulgou essa semana uma portaria prorrogando o calendário da prova de vida até agosto do ano que vem. O antigo calendário divulgado pelo órgão ia somente até dezembro deste ano.

Esse novo calendário contempla todos os beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social, ou seja, aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios do INSS há mais de um ano por meio de cartão magnético, conta corrente ou poupança. 

São cerca de 36 mil beneficiários que precisam fazer a prova de vida todos os anos, comprovando para o órgão que estão vivos e que o sistema de pagamento de benefícios não está sendo vítima de fraudes.

Esse calendário da prova de vida do INSS contempla as pessoas que ficaram sem fazer a prova de vida ano passado, quando o procedimento foi suspenso em razão da pandemia. 

 

Novo Calendário Prova de Vida do INSS 2021

O novo calendário mostra a data que a prova de vida deveria ter sido realizada e a nova data que o beneficiário deverá realizar o procedimento.

Ao prorrogar os prazos até o ano que vem, o calendário vai aos poucos normalizando a data que a prova deveria ter sido realizada, porque tem gente que não conseguiu fazer a prova de vida em 2020 e também perdeu o prazo normal em 2021.

Então, vamos às datas do novo calendário da prova de vida:

Fonte: INSS

 

É importante destacar que os aposentados, pensionistas e demais beneficiários que deveriam ter realizado a prova de vida em abril de 2020, que não fizeram no mês passado, assim como quem deveria ter feito em maio e junho de 2020, precisarão fazer a prova de vida este mês de julho, caso contrário terão o seu benefício suspenso.

 

E o que acontece com quem perder a data da prova de vida do INSS?

Se você perder a data que está marcada neste cronograma, vai precisar comparecer pessoalmente no banco em que recebe o benefício, para fazer lá, a prova de vida. Com isso, o seu pagamento é liberado ali mesmo, na hora.

Então, quem tiver o benefício suspenso porque perdeu a data da prova de vida deve procurar o banco imediatamente.

 

Como fazer a prova de vida?

Atualmente o INSS disponibiliza diferentes modalidades onde é possível realizar a prova de vida:

 

Paulo Guedes fala sobre a Prova de Vida e a Modernização do INSS

O Ministro Paulo Guedes, a participar de uma audiência pública na última quarta-feira (07.07) falou sobre a digitalização da prova de vida.