Ícone do site Instituto Montanari

Entenda Como a Carta de Concessão INSS Funciona

GPS em atraso

A carta de concessão INSS, como é popularmente conhecida a carta de concessão do benefício, é um documento que o Instituto Nacional do Seguro Social emite após a aprovação de um benefício previdenciário, como o salário maternidade ou o auxílio doença, por exemplo.

Via de regra, esse documento tem caráter comprobatório e nele é possível conferir informações de identificação referente ao benefício ou pensão.

No entanto, os trâmites burocráticos do INSS estão frequentemente sofrendo alterações na forma de funcionamento e com oa cartão de concessão não é diferente. Pensando nisso, reunimos neste artigo as informações mais atualizadas sobre como o documento irá funcionar em 2021. Continue lendo e tire suas dúvidas.

 

Como a Carta de Concessão Irá Funcionar em 2020?

Para que qualquer contribuinte tenha direito a um benefício previdenciário, além de ele ser deferido, é necessário ter em mãos a carta de concessão.

Até há algum tempo, esse documento só poderia ser obtido diretamente em uma agência do INSS.

Acontece que, com a informatização dos serviços previdenciárias, você poderá obtê-lo diretamente pela internet. Esse recurso vem sendo incorporado por muitas instituições públicas e privadas com muito êxito.

Abaixo iremos exemplificar como obter o documento.

 

Acompanhe a Carta de Concessão Online

Como explicamos brevemente, a carta de concessão é o documento que o contribuinte recebe quando tem um requerimento aprovado, seja ele a aposentadoria, pensão do INSS ou qualquer outro benefício previdenciário.

Depois de reunir a documentação e dar entrada no requerimento, é normal ficar ansioso pelo resultado e para a obtenção da carta de concessão.

Para evitar aglomeração nas agências do INSS e tornar a vida dos contribuintes mais ágil, dinâmica e eficiente no dia a dia, o INSS permite que você consulte esse documento online.

Desse modo, não é preciso ligar para a previdência ou ir a uma unidade de atendimento sempre que você quiser verificar o andamento da sua solicitação.

Abaixo preparamos o passo a passo ensinando como acompanhar a carta de concessão. Confira:

 

Status da Carta de Concessão

Após consultar a carta como ensinamos no tópico acima, você pode ficar em dúvida em relação ao status apresentado, que pode ser um desses três:

Muitas pessoas acreditam que o benefício habilitado significa que ele foi aprovado, mas essa informação não é correta. Todas as vezes que se dá entrada em um benefício previdenciário, ele fica por cerca de 45 dias em análise. Durante esse período, ele irá se apresentar como habilitado e significa que está em processo de verificação pelo INSS.

Por outro lado, quando a carta de concessão indica que o benefício foi concedido, então você pode comemorar, pois isso quer dizer que ele passou pela análise e sua solicitação está de acordo com os requisitos.

Por fim, quando o benefício é indeferido, significa que ele não foi aprovado. Nesses casos, você ainda poderá recorrer a uma nova análise. Neste artigo detalhamos como proceder quando um benefício é indeferido e com solicitar uma nova avaliação do seu requerimento.