Com o novo governo e com as mudanças no Auxílio Brasil que ocorrerão no programa de distribuição de renda, muitos beneficiários estão com dúvidas em relação ao cartão do Bolsa Família.
Desde o período eleitoral Lula deixou bem claro que mudaria o nome e a logo do programa de distribuição de renda do governo federal, que atualmente é Auxílio Brasil, porém em breve retornará a se chamar Bolsa Família.
Porém o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social informou que os mesmos cartões do Auxílio Brasil seguem válidos para saques e movimentações do novo Bolsa Família.
No entanto a equipe de Lula está estudando a possibilidade de conceder o cartão de débito para todos os beneficiários do Bolsa Família, para que dessa forma os segurados não precisem utilizar apenas o aplicativo da Caixa.
Ou seja, ainda não tem data para que esses cartões sejam distribuídos para as famílias que são beneficiárias do programa e até que esses novos cartões sejam de fato distribuídos, o cartão do Auxílio Brasil segue válido para realizar todas as operações.
Dos 21 milhões de beneficiários do Auxílio Brasil, apenas 8,5 milhões receberam os cartões confeccionados pelo governo Bolsonaro.
De acordo com a estimativa do grupo técnico, com a distribuição do novo cartão do Bolsa Família, o governo ainda terá um estoque de 12 milhões de cartões do Auxílio Brasil, que ficarão sem uso.
Cartão Bolsa Família quais as funções disponíveis?
Em relação ao novo cartão do Bolsa Família, ele terá a mesma função do cartão atual do Auxílio Brasil e com ele você poderá comprar em comércios, realizar saques no banco 24horas e continuar movimentando a sua conta e utilizando o seu benefício normalmente.
O cartão conta com várias informações, como:
- o número do cartão,
- NIS
- Nome do Responsável Familiar,
- validade do cartão
- número da conta.
- Canais de atendimento; entre outras informações.
Quando os novos cartões serão entregues?
Os novos cartões do Bolsa Família serão emitidos e entregues de maneira gradual, já que a principal movimentação do benefício é pela Poupança Social Digital. Ou seja: se você possui a Poupança Social Digital, receberá o novo cartão.
A ideia do novo governo é enviar primeiramente o novo cartão do bolsa família para aqueles que não possuem o cartão do Auxílio Brasil, portanto, eles enviarão o novo cartão para quem possui aquele cartão antigo do bolsa família e também para os que não possuem cartão algum ainda.
Então não será necessário solicitar o novo cartão Bolsa Família em lugar algum, ele será enviado automaticamente, porém não existe ainda uma data certa para isso, as entregas deverão ser gradativas ao longo desse ano.