Ícone do site Instituto Montanari

Como solicitar o CARTÃO CIDADÃO? 4 PASSOS SIMPLES

cartão cidadão

cartão cidadão

O Cartão Cidadão é um cartão fornecido e administrado pela Caixa Econômica Federal, que facilita o acesso aos serviços sociais e trabalhistas. Ele pode ser utilizado em todos os canais de pagamento autorizados pela Caixa. 

Assim sendo, nesse texto, você vai descobrir:

 

 

Cartão Cidadão: Como funciona?

Ele é um cartão magnético, como aqueles de débito e crédito, porém com algumas funcionalidades diferentes. A primeira delas é que ele vincula todos os benefícios oferecidos pelo governo, facilitando o seu acesso. Além disso, por possuir o número do PIS, ele também serve como documento individual de identificação do trabalhador. 

Outra facilidade que o cartão oferece é a possibilidade de usá-lo em todos os canais de pagamento e atendimento Caixa. Eles estão espalhados pelo país e podem ser encontrados em todos os municípios, ou seja, mesmo que você não esteja em seu estado de origem, ainda será possível sacar os benefícios nos seguintes postos de atendimento:

Vale ressaltar que se trata de um cartão gratuito, não sendo necessário pagar nada para a sua emissão. 

 

Cartão Cidadão Caixa: Quem tem direito?

O cartão cidadão Caixa pode ser solicitado por qualquer pessoa que possua benefícios sociais e trabalhistas disponíveis para saque, como FGTS, Abono Salarial, Seguro Desemprego e Bolsa Família. Vale lembrar que a emissão do mesmo só é possível caso existam benefícios disponíveis. 

Outra informação importante é ele só está disponível para quem não possui conta Caixa. Caso você tenha uma conta individual na Caixa Econômica (como Poupança e/ou Conta Corrente), o seu benefício vai direto para a sua conta, não sendo necessária a criação do mesmo.

 

Cartão Cidadão: Como solicitar?

Mas afinal, cartão cidadão como fazer? Então… Existem duas maneiras: indo em uma agência da Caixa e pelo telefone. 

 

Como solicitar o Cartão Cidadão numa agência Caixa

Para pedir de maneira presencial, basta comparecer a uma agência Caixa portando algum documento de identificação oficial, como carteira de trabalho, RG ou CNH. Se o seu número de CPF não estiver em nenhum dos documentos citados acima, também é necessário levá-lo.

Mesmo com todos os documentos em mãos e mesmo sendo um processo simples, talvez você enfrente algumas dificuldades como filas grandes ou demora no atendimento. 

 

Como solicitar o Cartão Cidadão por telefone 

Para fazer a solicitação por telefone, é necessário ligar no número 0800-726-0207. Também é necessário portar os mesmos documentos pedidos ao ir na agência. Mesmo sendo mais cômoda, a solicitação por telefone também pode ser um pouco lenta, portanto não se assuste se a sua ligação demorar para ser atendida. 

Feito o pedido, o cartão será entregue na sua casa ou pode ser retirado na agência da Caixa. Quando já estiver com o cartão em mãos, será necessário fazer a Senha Cidadão para ter acesso ao dinheiro. 

 

Como fazer a Senha Cidadão

A Senha Cidadão habilita o cartão e permite que você tenha acesso e saque os benefícios trabalhistas e de auxílio administrados pela Caixa por meio de terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências da Caixa. 

Para fazer a Senha Cidadão em uma unidade lotérica, é necessário ligar antes para o Atendimento Caixa ao Cidadão, cujo número é 0800 726 0207, e comparecer a lotérica portando seu cartão e um documento oficial com foto. Segundo o site da Caixa, esse documento pode ser:

No caso do cadastro da Senha Cidadão em alguma agência Caixa, só é obrigatória a apresentação de um documento oficial de identificação como esses citados acima, não sendo necessário portar o cartão. 

Fonte:

http://www.caixa.gov.br