Cartão CNPJ: O Que é? Como Tirar?

Cartão CNPJ: O Que é? Como Tirar?

O cartão CNPJ é o documento de identificação da empresa, pois nele contém o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica da empresa. Esse número de cadastro é o equivalente ao CPF de pessoas físicas.

Normalmente esse documento é solicitado em situações como abertura de conta em banco, cadastro em fornecedores, participação em licitações, dentre outras situações empresariais do dia a dia.

Com o cartão CNPJ é possível comprovar que a empresa existe, sua data de abertura, o endereço e as atividades que a instituição exerce. Além disso, no cartão CNPJ há a razão social e o nome fantasia da empresa. Natureza jurídica, situação cadastral, e-mail, telefone e motivo da situação cadastral são mais algumas informações que constam no documento.

Este documento de extrema importância e que é capaz de alegar a existência da empresa pode ser emitido quantas vezes você precisar, pela internet, sem precisar passar por nenhum processo de validação.

PUBLICIDADE

Isso quer dizer que caso você perca o documento, não é necessário se preocupar. Neste artigo trouxemos mais algumas informações sobre o cartão CNPJ. Continue lendo e saiba como tirar.

Para Que Serve o CNPJ?

Quando uma empresa é aberta, independentemente de seu regime tributário, do seu tamanho ou de qualquer outra circunstância, essa empresa terá um CNPJ.

Ainda hoje muitas pessoas trabalham informalmente, sem CNPJ, sendo que a formalização pode oferecer uma série de benefícios ao empresário.

Hoje em dia é possível abrir empresas com uma carga tributária reduzida, como é o caso do MEI, que é destinado aos pequenos negócios, com impostos não ultrapassam R$58 reais ao mês. Além disso, o próprio empresário pode abrir e encerrar sua empresa em poucos instantes e gratuitamente pelo Portal do Empreendedor.

PUBLICIDADE

Um grande benefício de se ter CNPJ é que se você precisa de recursos para usar como capital de giro na empresa, pagar fornecedores ou fazer investimentos em geral, conseguir empréstimos e financiamentos em bancos e instituições financeiras é mais fácil quando a conta é de pessoa jurídica.

Além disso, linhas de crédito para pessoa jurídica costumam apresentar melhores condições de pagamento e taxas de juros, do que as contas de pessoa física.

Como Emitir Cartão CNPJ?

Como mencionado, você pode emitir o cartão CNPJ a qualquer momento sem nenhum tipo de custo, caso a empresa já esteja aberta e formalizada.

Para isso, basta seguir s instruções abaixo:

PUBLICIDADE

cartao cnpj

  • Na página seguinte o catão CNPJ será exibido. Você poderá salvar o arquivo em seu computador ou imprimir, conforme sua necessidade.

Vale ressaltar que o CNPJ de uma empresa permanece o mesmo desde sua abertura até o encerramento. Há algumas informações que podem ser alteradas, como endereço, atividade principal, atividades secundárias, e-mail e telefone para contato, dentre outras, mas o CNPJ nunca pode ser alterado, a não ser que você encerre a empresa e abra outra novamente.

Sendo assim, mesmo que você altere esses dados, o CNPJ permanece o mesmo.

 

Cartão CNPJ e Certificado MEI: São a Mesma Coisa?

Uma dúvida ainda muito recorrente e que muitas pessoas costumam confundir, é quanto ao certificado MEI. Esse certificado é um outro documento, diferente do cartão CNPJ e tem como objetivo atestar que a empresa é enquadrada como MEI.

PUBLICIDADE

No certificado MEI há informações como capital social da empresa, CNPJ da empresa, CPF do empreendedor, CNAE da atividade primária, CNAE de atividades secundárias, dentre outros dados.

Neste artigo ensinamos o passo a passo para quem deseja saber como emitir certidão do MEI.

Deixe uma resposta