Ícone do site Instituto Montanari

Como Obter Certificado Digital?

certificado digital MEI

Certificado Digital é um recurso necessário para que os cidadãos, empresários e profissionais como advogados e contadores, por exemplo, possam ter acesso a uma série de serviços.

Como o nome sugere, trata-se de um arquivo eletrônico responsável por promover a identificação de uma pessoa em arquivos digitais.

Dessa maneira, é feito uma espécie de assinatura eletrônica quando o indivíduo precisa dessa identificação. Com ele, você poderá ter acesso completo aos serviços da Receita Federal, Receita Estadual, além de muitos outros órgãos, de forma totalmente online.

Não existe apenas uma modalidade de certificado, e uma das principais diferenças é o fato de um ser destinado ao CPF, enquanto outro é para uso exclusivo do CNPJ.

Dessa forma, todas as informações transmitidas eletronicamente possuirão garantia de autenticidade e segurança.

O Certificado do tipo A3, exige que a instalação seja feita apenas uma vez e acompanha uma leitora de certificado. Sendo assim, após a instalação você poderá utilizá-lo sempre que precisar.

Instalar o certificado pode ser uma opção bastante vantajosa para quem costumar lidar com assuntos de natureza jurídica, bancária, empresarial e oficial, de uma maneira geral.

Se você ainda tem dúvidas a respeito disso, continue lendo e tire suas dúvidas agora mesmo.

 

O Que é Certificado Digital?

O Certificado Digital é um cartão eletrônico cuja instalação deve ser feita no computador do proprietário, permitindo que ele tenha acesso aos serviços que deseja.

A sua função, de fato, é garantir que é o titular quem está acessando tais serviços. Isso permite, inclusive, validar serviços que requerem identificação.

Dessa forma, se você tiver acesso a contratos ou documentos digitais em geral, de forma que seja necessário sua assinatura ou identificação, será por meio do Certificado que isso ocorrerá.

Atualmente existem diversas empresas que fornecem o aparelho.

Sendo assim, para obtê-lo é necessário agendar um atendimento e apresentar os documentos indicados durante o agendamento.

 

Quais São os Tipos de Certificado Digital?

Atualmente existem diversas variedades de certificados. Abaixo trouxemos as principais variedades. Confira:

 

Como Adquirir um Certificado Digital

Para obter o seu próprio certificado, é necessário entrar em contato com uma Autoridade Certificadora.

O requerente deverá agendar um atendimento e então deverá comparecer com a documentação indicada durante o agendamento.

As autoridades certificadoras são regulamentadas e regidas por uma instituição chamada ICP-Brasil.

Somente as empresas habilitadas por este órgão podem comercializar o Certificado Digital.

Além disso, é imprescindível considerar que existem variações do certificado digital A1 e A3. Enquanto o A1 tem validade de um ano, o A3 expira trianualmente.

Se você optar pelo modelo A3, ou seja, sem validade, você receberá também o leitor de cartão de Certificado Digital A3.

Somente após a compra ser efetivada você será orientado quanto a como instalar o leitor de cartão de Certificado Digital, se este for o caso.

 

Emissores de Certificado Digital

Existem diversas Autoridades Certificadoras espalhadas pelos municípios brasileiros.

No entanto, a grande maioria trabalha com alguns operadores bastante conhecidos no mercado, que garantem mais credibilidade e segurança.

Confira abaixo a lista com os principais emissores de Certificado Digital:

Todas essas empresas trabalham com o e-CPF, para pessoa física, e com o e-CNPJ, para pessoa jurídica.

Ainda que muitas pessoas procurem, não existe nenhum certificado digital gratuito. Essa dúvida muito recorrente e leva pessoas a requererem serviços inadequados. Mas o valor é pago em uma taxa única e que pode ser parcelada, mas que não possui mensalidade.

O valor também dependerá do tipo de certificado e do prazo de validade escolhido.

Vale ressaltar que alguns benefícios sociais e trabalhistas podem ser consultados com certificação digital, como o Seguro Desemprego, por exemplo.