Site icon Instituto Montanari

Meu Cadúnico | Cadastro Único | Como consultar o CadÚnico em 2021

consultar o cadúnico

consultar o cadúnico

Quer saber como consultar o CadÚnico?

Agora que a Medida Provisória que cria o Auxílio Brasil foi enviada para o Congresso, as atenções se voltam para o CadÚnico, uma vez que o sistema de cadastro de famílias é a forma de acesso tanto do atual Bolsa Família, quanto das famílias que ainda não fazem parte do Bolsa Família, mas desejam entrar no Auxílio Brasil.

Muita gente pode ter dúvidas se já está ou não inscrita no Cadastro do Governo Federal para programas sociais ou, quem já é cadastrado, pode querer saber a situação do seus cadastro, uma vez que uma das premissas para receber benefícios do governo é estar com o cadastro atualizado.

Se você está nessa situação e deseja consultar o CadÚnico, neste artigo vamos mostrar diferentes formas de consultar o CadÚnico, bem como emitir o certificado de inscrição.

PUBLICIDADE

Então vamos lá, vamos direto ao que interessa!

O que é o Cadastro Único?

Antes de mostrar como consultar o CadÚnico, é importante explicar o que é esse cadastro.

O Cadastro Único, ou como ele é popularmente chamado, Cadúnico, é, na verdade, um registro criado pelo Governo Federal para acompanhar como vivem as famílias brasileiras de baixa renda.

A partir dele, o governo pode ter acesso a informações diversas sobre as famílias, tais como: onde e em que condições de domicílio elas vivem, quantas pessoas formam essa família, qual o grau de parentesco desses integrantes, qual o nível de escolaridade, a participação no mercado de trabalho, assim como sobre os rendimentos das pessoas que compõem as família. 

PUBLICIDADE

Essas informações são imprescindíveis para que o governo possa criar políticas públicas efetivas de desenvolvimento social, tomando como ponto de partida a realidade daqueles que estão em situação de vulnerabilidade social.

Além de ser fonte de informação, o CadÚnico é também a forma de ingresso das famílias nos mais diversos programas sociais do governo federal, tais como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, BPC, isenção da inscrição em concursos públicos, Ação Jovem, Carteira do Idoso, Gratuidade de Serviço Funerário,dentre outros serviços.

Esse registro, atualmente, é operacionalizado de forma descentralizada. Isso significa que o governo federal conta com o apoio das prefeituras municipais durante o preenchimento do cadastro.

Consultar o Cadúnico: Certidão do CadÚnico

Ao consultar o CadÚnico, você pode ter acesso à Certidão que comprova que você está inscrito no Cadastro Único do governo federal, com informações relativas aos últimos 45 dias, contendo:

PUBLICIDADE

Existem algumas maneiras de saber como consultar o Cadùnico. Vamos conhecê-las?

Como consultar o CadÚnico por telefone

Uma das formas de consultar o CadÚnico é por telefone, ligando para o número 0800 707 2003. 

Essa ligação pode ser realizada de segunda à sexta-feira, de 7h às 16h, ou aos finais de semana e feriados, de 10h às 16h. 

A ligação é gratuita, seja feita de telefone fixo ou de celular.

PUBLICIDADE

Como consultar o CadÚnico pela internet

Outra forma de consultar o CadÚnico é através da página Meu Cadúnico, que faz parte do site do Ministério da Cidadania.

Para ter acesso às informações do CadÚnico, é necessário preencher o formulário com as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município onde foi realizada a inscrição.

Depois, é só clicar em “Emitir Certidão”. A Certidão sai na hora.

Como consultar o CadÚnico de forma presencial

Também é possível consultar o CadÚnico de forma presencial. Para isso, você precisa ir até um CRAS, um Centro de Referência de Assistência Social, ou seja, o lugar onde você foi pessoalmente para se inscrever no Cadastro Único.

PUBLICIDADE

Em muitos CRAS, eles costumam imprimir o Certificado logo após fazerem a inscrição da família no Cadastro Único.

Como consultar o CadÚnico através do aplicativo Meu CadÚnico

Existe ainda um aplicativo, o Meu CadÚnico, disponível tanto para celulares Android quanto para Iphone.

O aplicativo permite consultar o CadÚnico, emitir o certificado de inscrição, consultar os dados da família cadastrada, tais como quem são os integrantes, qual o NIS de cada pessoa, e ainda saber se existe alguma pendência relativa àquele cadastro.

Além disso, o aplicativo Meu CadÚnico mostra a localização dos CRAS de todo o país, através de mapa, assim como dá maiores informações sobre os serviços sociais do governo federal, cuja participação necessita do devido cadastro da família no CadÚnico.

PUBLICIDADE

Assista o vídeo sobre como consultar o cadúnico:

Sair da versão mobile