Quer saber como consultar seguro desemprego?
O seguro-desemprego é um dos benefícios do INSS, garantido pela Constituição Federal, que tem como objetivo assegurar temporariamente a subsistência do trabalhador que foi demitido sem justa causa.
Para ter direito ao benefício, o trabalhador precisa obedecer alguns critérios.
- se esta é a primeira vez que o trabalhador solicita o benefício, ele precisará comprovar ter trabalhado por no mínimo 12 meses nos últimos 18 meses antes da demissão sem justa causa;
- se for a segunda vez que o trabalhador recorre ao seguro-desemprego, ele precisará ter trabalhado 9 dos últimos 12 meses anteriores à demissão
- agora, da terceira vez em diante que o benefício é solicitado, o trabalhador precisa, para ter direito ao seguro, ter recebido salário nos últimos 6 meses antes da dispensa.
Além disso, outra regra fundamental para fazer jus ao seguro-desemprego é que o trabalhador não pode possuir nenhuma outra fonte de renda
Ao ser dispensado, a pessoa recebe do antigo empregador um documento com número do Requerimento do Seguro-Desemprego. É com esse número que ele poderá dar entrada no seguro-desemprego.
Se você já deu entrada benefício e quer verificar o último requerimento, se foi aprovado, se as parcelas já foram emitidas, qual será a data de pagamento ou mesmo se houve algum impedimento na sua solicitação, acompanhe agora o passo a passo para verificar como consultar seguro-desemprego.
Como consultar seguro-desemprego: Passo a Passo
Existem alguns caminhos que você pode usar para consultar o seguro-desemprego. Vamos mostrar o passo a passo de alguns aplicativos que disponibilizam a informação:
- Caixa Trabalhador
- Caixa Tem
- Sine Fácil
Como Consultar Seguro-Desemprego Caixa Trabalhador
Um dos caminhos para que o trabalhador consulte informações sobre seguro-desemprego é através do aplicativo Caixa Trabalhador.
O aplicativo da Caixa Econômica possui todas as informações relativas a abono salarial e a seguro-desemprego, tais como:
- datas de pagamento
- quais parcelas já foram liberadas e quais ainda irão vencer
- além de um tira-dúvidas sobre o assunto.
A consulta por meio do aplicativo é super simples. Basta baixá-lo no seu celular, ele está disponível para Iphones e celulares Android.
Ao acessar o aplicativo pela primeira vez, você precisará fazer um cadastro inicial, preenchendo suas informações pessoais como nome completo, CPF, data de nascimento e email. O sistema também pedirá a criação de uma senha de acesso.
Vale ressaltar que se você já utilizar algum outro aplicativo Caixa, como o FGTS, Caixa Tem ou Habitação, essa etapa de cadastro não será necessária.
Ao entrar no aplicativo será preciso inserir o número do NIS para consultar as informações relativas ao seguro-desemprego.
A tela seguinte mostrará o que existe disponível em termos de abono salarial ou seguro desemprego, bem como o calendário de pagamento.
Como Consultar Seguro-Desemprego Caixa TEM
O Caixa Tem, aplicativo criado pela Caixa Econômica no ano passado, para fazer o pagamento do auxílio emergencial e também do FGTS emergencial, é também um dos locais onde é possível consultar seguro-desemprego online, de forma simples e rápida.
A utilização do aplicativo é bem parecida com o aplicativo Caixa Trabalhador, pertencente ao mesmo banco.
Após o cadastro, o usuário deve entrar no aplicativo usando o seu número de CPF e a senha criada durante o cadastro.
Ao entrar no aplicativo, basta clicar na opção correspondente a Seguro-desemprego. Abrirá a caixa de diálogo do aplicativo, solicitando o número do NIS para prestar as informações sobre o benefício.
Como Consultar Seguro-Desemprego Sine Fácil
Outra maneira de consultar o seguro-desemprego é através do Sine Fácil.
No App, além de informações sobre o benefício, o trabalhador também poderá consultar vagas de emprego disponíveis de acordo com o seu perfil profissional e até mesmo agenda entrevistas.
Para acessar o aplicativo, após instalá-lo no seu celular, você precisará utilizar o cadastro criado no portal gov.br.
Após entrar, procure no menu a opção “Consultar seguro-desemprego” para ter acesso às informações relativas ao seu requerimento.
Resultados da Consulta Seguro-Desemprego
Agora que você já sabe como consultar, é também importante saber o que significam os resultados que podem aparecer no sistema durante a sua consulta.
Notificado
Essa mensagem aparece quando o sistema detecta que você não deve mais continuar recebendo o seguro-desemprego por já estar empregado novamente. Ela costuma vir acompanhada de uma solicitação para que você se dirija à Delegacia Regional do Trabalho da sua cidade para esclarecer a situação.
Caso seja constatado que foi recebido o seguro-desemprego sem estar desempregado, a pessoa terá de devolver o dinheiro aos cofres públicos.
Parcela a emitir
Esse status aparece quando o benefício foi aprovado, mas está atrasado. É uma situação que ocorre normalmente quando não é feito o envio do CAGED, o cadastro Geral de Empregados e Desempregados.
Neste caso, consulte o sistema novamente dentro de 7 dias, que a situação já deverá estar normalizada.
Situação Devolvida
Esse status significa que há alguma irregularidade com o PIS. Pode ser que ele não esteja cadastro ou tenha sido cancelado. Outra situação possível é que você não tenha sacado a sua parcela no prazo de 90 dias, então o dinheiro foi devolvido para os cofres públicos.
Compareça a uma Superintendência Regional do Trabalho com a sua carteira de trabalho em mãos, para regularizar a situação do seu PIS e reverter o problema.
Nenhum requerimento encontrado
Esse é o caso de ou você não fez a solicitação do seguro-desemprego ou o sistema não computou o seu pedido, então você deverá solicitar o benefício novamente.
Vale ressaltar que essas são mensagens que indicam algum problema. Caso esteja tudo ok com a sua solicitação, você receberá a informação referente ao cronograma com as datas nas quais as suas parcelas do seguro-desemprego estarão disponíveis.