Ícone do site Instituto Montanari

Como dar entrada no Seguro Desemprego: Passo a Passo

MEI pode ter funcionario

Então, quer aprender como dar entrada no seguro desemprego? É simples, rápido e bem fácil. E você pode fazer tudo online mesmo.

O seguro desemprego é um benefício previsto no art 7o. da Constituição Federal, direito de todo trabalhador que foi demitido sem justa causa. O objetivo do seguro desemprego é amparar financeiramente essa pessoa, durante algum tempo.

 

Seguro Desemprego: Quantas parcelas tenho direito?

O tempo em que cada pessoa recebe o seguro desemprego varia em função do tempo trabalhado e também de quantas vezes o trabalhador já solicitou o benefício.

Quem está solicitando pela primeira vez, terá direito a:

Na segunda solicitação, terá direito a:

Da terceira solicitação em diante, temos o seguinte:

Para ter acesso ao benefício, é preciso que o trabalhador tenha recebido pelo menos:

É importante saber que, durante o tempo que o trabalhador estiver recebendo o auxílio, ele não poderá ter outra fonte de renda, caso contrário o benefício será cancelado.

 

Como dar Entrada no Seguro Desemprego?

Atualmente, em razão da pandemia atual, é possível dar entrada no seguro desemprego através de diversas formas, algumas delas, remotas.

Vamos mostrar como fazer isso através do Portal do Governo. São poucos passos e não tem mistério nenhum. Vamos lá!

 

Como dar entrada no Seguro Desemprego através do Portal Gov.br

Passo 1: Clique no link para solicitação do Seguro Desemprego do Portal Gov.br e aperte “Iniciar”.

Passo 2: Existem dois caminhos. Um, se você já tiver cadastro, onde você deverá clicar “Já tenho cadastro”. Ou, se ainda não tiver o cadastro, clique em “Quero me Cadastrar”.

Passo 3: Ao clicar em “Quero me cadastrar” você será direcionado para a tela de cadastro do Portal Gov.br. Clique em “Crie sua conta gov.br”.

Passo 4: Irá aparecer na sua tela um pop-up com diferentes opções de cadastro. Você pode escolher a sua opção preferida.

Aqui no nosso Passo a Passo, seguiremos com a opção “Número do CPF”

Passo 5: Crie a sua conta e cadastre uma senha.

Para criar uma conta com o CPF você deverá digitar o seu CPF, depois incluir o nome completo e confirmar que está de acordo com os termos de uso e também que não é um robô. Depois de tudo preenchido, clique em avançar.

Passo 6: Na tela seguinte você precisará validar algumas informações pessoais (como data de nascimento, por exemplo). Após responder todas as perguntas, clique novamente em avançar.

Passo 7: Escolha como deseja validar o seu cadastro: pode ser por email ou por SMS. Na opção escolhida, você receberá um link, que deverá ser confirmado.

Passo 8: Conta criada, é só cadastrar uma senha.

Passo 9: Com a senha cadastrada, você deve voltar para a página de acesso à sua conta. Dessa vez, clique em “Já tenho cadastro”.

Passo 10: Preencha com o seu CPF, depois digite a senha cadastrada.

Passo 11: Em seguida, autorize a utilização dos seus dados pessoais

Passo 12: Você será redirecionado ao Portal Gov.br. Nessa tela, clique em “Seguro Desemprego”

Passo 13: Na tela seguinte você terá 2 opções:

Passo 14: Ao clicar em “Solicitar” você precisará preencher com o número existente no requerimento que recebeu do seu ex empregador. Clique em “Localizar”

Passo 15: Você verá as regras de habilitação do benefício. Marque o quadradinho contendo “Concordo com as regras e condições”. Depois clique em “Concluir”. Pronto, o seu pedido de seguro desemprego foi realizado. 

Como você pode ver, processo é super simples, mas se você tiver alguma dúvida, lembre-se que você pode ligar para a Secretaria Especial de Segurança do Trabalho, no telefone 158. 

E então? Conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre como dar entrada no seguro desemprego? Comenta aqui embaixo o que achou.

E para ver essa e outras matérias como essa em vídeo, se inscreva no nosso canal do Youtube: