You are currently viewing FGTS Extrato: Como emitir extrato analítico do FGTS 2021

FGTS Extrato: Como emitir extrato analítico do FGTS 2021

  • Post category:FGTS

Todos os trabalhadores podem acessar as informações referentes às suas contas ativas e inativas de FGTS através do extrato analítico do FGTS.

Quer saber como fazer isso? Pois acompanhe este vídeo que vamos mostrar o passo a passo completo e detalhado, mostrando como ter acesso à movimentação de depósitos e saques em suas contas de FGTS.

 

Como emitir extrato analítico do FGTS

A emissão do extrato do FGTS está disponível de diversas formas. Você pode consultar tanto o saldo, como as movimentações na sua conta de FGTS nos seguintes canais:

  • pessoalmente, em uma das agências da Caixa
  • no site da Caixa
  • no site do FGTS
  • no aplicativo FGTS
  • e ainda há a possibilidade de cadastrar o seu celular para receber um SMS, ou um email sempre que houver uma movimentação na sua conta de FGTS.

 

Site da Caixa

Acesse o site da Caixa e clique em “Benefícios e Programas”.

PUBLICIDADE

extrato analítico do FGTS

Em seguida, dentro de “Benefícios do Trabalhador” encontre a opção FGTS.

extrato analítico do fgts

Ao clicar em FGTS, role a tela até encontrar o item “Extrato FGTS”, que estará dentro de “Serviços para o Trabalhador”.

PUBLICIDADE

extrato analítico do FGTS

Quando você clicar em “Extrato do FGTS”, o sistema mostrará uma tela a ser preenchida com o seu PIS, NIS ou CPF e a senha Cidadão.

Se você não tiver a senha, ou não lembrar, clique em “Cadastrar / Esqueci Senha”. 

PUBLICIDADE

Para cadastrar uma senha, primeiro aceite o Contrato de Prestação de Serviços ao Cidadão. Depois, informe todos os seus dados.

Marque “Não sou um robô” novamente e clique em “Confirmar”.

Informe o seu endereço de e-mail. Você receberá, no e-mail que informou no passo anterior, um link para continuar o cadastro.

Após clicar no link enviado para o e-mail, informe uma senha, marque “Não sou um robô” e clique em “Confirmar”.

PUBLICIDADE

Depois de cadastrar nova senha, entre com o seu CPF e senha, depois clique em “Acessar”. Você será redirecionado à tela com as seguintes opções:

extrato analítico do fgts

Extrato por mensagem de celular

Você pode ver as opções de cadastrar o seu celular para receber as atualizações na sua conta de FGTS por SMS, ou receber o extrato por email.

Se clicar em “Serviços no Celular”, você passará a receber um SMS sempre que for realizado o depósito mensal na sua conta de FGTS.

PUBLICIDADE

extrato analítico do fgts por sms

Lembrando que quem faz essa opção, deixa de receber o extrato mensal em casa a cada dois meses. Mas, o extrato analítico do FGTS anual continua sendo enviado normalmente para o seu endereço.

Extrato por email

Outra opção é clicar em “Extrato por Email”.

extrato analítico do fgts por email

PUBLICIDADE

Extrato Online

O extrato online permite visualizar o extrato no momento da consulta. Para isso, clique em “Extrato”.

extrato analítico do fgts

Aparecerá então o extrato com o detalhamento dos seus dados cadastrais e os lançamentos realizados na sua conta vinculada nos últimos 6 meses.

A tela de Extrato do FGTS mostrará as seguintes informações:

PUBLICIDADE
  • Dados cadastrais do empregador;
  • Dados cadastrais do empregado;
  • Data da última atualização realizada no saldo;
  • Saldo;
  • Todos os lançamentos verificados na conta (débitos e créditos) relativos ao mês corrente mais os seis meses anteriores.

Logo acima do primeiro extrato FGTS que aparecer, você verá o número de contas existentes e o saldo de cada uma. 

Para acessar as outras contas clique no menu superior onde está escrito “Próximo Extrato”.

Como cada conta corresponde a um emprego diferente, para identificar os extratos apresentados, você pode observar a data de admissão e o nome da empresa correspondente, conforme detalhamento de informações que constam no cabeçalho de cada extrato.

extrato analítico do fgts

PUBLICIDADE

Dúvidas sobre o extrato analítico do FGTS

Agora que você já viu como acessar o seu extrato analítico do FGTS, vamos responder às principais dúvidas sobre o assunto.

O que é crédito JAM que aparece no extrato do FGTS?

Ao conferir o extrato, você pode ter ficado com dúvidas sobre um item, o crédito de Jam. O que significa isso? Jam é uma sigla para identificar “Juros e Atualização Monetária”. Então, quando aparece a indicação crédito de Jam no extrato, ela representa justamente a atualização monetária pela Taxa Referencial e juros remuneratórios.

Esse crédito é feito mensalmente, seja nas contas ativas e também nas inativas, por tempo indeterminado, até que o seu saldo seja zerado.

O seu saldo corresponde à soma entre os depósitos realizados pelo empregador e o crédito jam.

PUBLICIDADE

Como saber se o empregador fez o depósito mensal?

A melhor forma de saber se o empregador realizou o depósito mensal obrigatório é justamente acessando o seu extrato analítico de FGTS todos os meses.

Lembre-se que esse depósito deve ser de 8% do valor do seu salário bruto, incluindo salário, horas extras, adicional noturno, dentre outros. Desta forma, você pode conferir não apenas se o depósito foi realizado, mas também se o valor depositado estava correto.

E se a empresa não depositar o valor devido?

Caso, ao analisar o seu extrato analítico de FGTS, você identificar que a empresa não está fazendo os depósitos devidos você pode falar diretamente com o empregador ou contactar um posto de atendimento da Secretaria do Trabalho, do Ministério da Economia, órgão responsável pela fiscalização das empresas. 

Qual a diferença entre contas ativas e inativas de FGTS?

Cada emprego com carteira assinada gera uma nova conta de FGTS. A conta ativa é aquela referente ao emprego que o trabalhador tem no momento, ou seja, a conta que recebe depósitos todos os meses.

PUBLICIDADE

Já as contas inativas correspondem às contas dos empregos anteriores. Então, se você já teve mais de um emprego, você provavelmente possui mais um uma conta inativa.

Deixe um comentário