Para saber como marcar agendamento no INSS, leia este artigo até o final.
O agendamento de atendimento do INSS começou a ser feito online desde o segundo semestre de 2019, através do site Meu INSS. Com essa facilidade, nao há mais a necessidade de ir até uma agência e passar horas esperando ser atendido. Ficou muito mais fácil de marcar agendamento no INSS.
Mas você deve estar se perguntando: como eu faço para agendar um horário online através do Meu INSS? É muito complicado fazer esse processo?
É simples! Para marcar agendamento no INSS usando o Meu INSS corretamente, é necessário seguir direitinho esse passo a passo abaixo.
Para marcar agendamento no INSS, primeiro acesse o site do Meu INSS e faça login no sistema. Para isso, cilque em “Entrar com gov.br”. Digite seu CPF no campo em branco da janela que se abriu. Caso não possua uma conta no gov.br, cadastre-se seguindo corretamente os passos indicados pelo site.
Se já tiver o cadastro, é só colocar a senha depois clicar em “ENTRAR”. Se você esqueceu a senha, é só clicar em “ESQUECI A SENHA”, um link que fica logo abaixo do campo em que se coloca a senha, e seguir as orientções do site.
Após realizar o login, clicar na opção “Novo Pedido” e então irá abrir uma página com diversas opções de aposentadoria para escolher e então fazer o requerimento. Por lá você também poderá ver o estado da sua solicitação de atendimento ao clicar em “Consultar Pedidos”.
A seguir então iremos escolher o nosso serviço, vai aparecer uma lista com todas as opções de atendimento, nela vão haver várias opções a serem selecionadas. Se você quiser, por exemplo, solicitar sua aposentadoria, você deverá ir para a opção Aposentadorias, CTC e Pecúlio.
Na próxima tela você terá que ter atenção com todas as informações mostradas a seguir, pois lá vão estar todos os seus dados cadastrais e suas informações de contato, confira tudo certinho antes de avançar.
Na página seguinte constam todas as informações mínimas para o seu atendimento, mínimas pois existem direitos que necessitam de outros documentos para serem comprovados. Anote tudo e não se esqueça de nada na hora do atendimento então prossiga clicando em avançar.
O INSS vai te dar a opção de digitalizar os documentos, mas esse é um procedimento opcional e não afeta o resultado do seu pedido para marcar agendamento no INSS. No entanto, enviar a cópia dos documentos difitalizada deixa o processo mais organizado e ágil.
Agora você deve conferir os seus dados e preencher as informações de contato pessoal como o número de celular, o telefone fixo e o endereço de e-mail. É obrigatório que pelo menos uma forma de contato seja informada, caso não tenha um número de celular deixe o seu número fixo por exemplo. Isso é importante para um futuro contato do INSS. Caso esteja o número errado poderá prejudicar o seu pedido; feito isso clique em avançar.
Agora assim que abrir a próxima página, procure a agência da previdência social mais próxima de você e escolha ela, o site vai te dar três opções para que você possa encontrar a agência mais perto de você.
As opções são por CEP, por município ou pela sua localização, indicamos que priorize a pesquisa pelo CEP ou então por nome do seu município pois a procura por localização pode não ser exata e resultar em erros.
Ao concluir as informações clique na opção “consultar” que se encontra no canto inferior da página e selecione a agência mais próxima de você ou então a que for mais cômoda e clique em avançar novamente.
Tome muito cuidado, pois essa escolha da agência na hora de marcar agendamento no INSS tem que ser feita em até 5 minutos ou então você terá que refazer as etapas do agendamento.
Revise todos os dados e siga com o agendamento e pronto. O processo de marcar agendamento no INSS estará concluído. Lembrando que caso não tenha digitalizado os seus documentos anteriormente será necessário levá-los no dia do atendimento.