Montar um salão de beleza é uma ótima oportunidade para quem deseja alcançar a liberdade financeira em pouco tempo.
O setor de estética é um dos que mais cresce no país, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).
Segundo o Sebrae, somente em 2013, o setor cresceu 567% e continua crescendo. Em 2019, o setor movimentou R$ 4,5 bilhões e representa uma parcela expressiva na economia do país.
Ou seja, trata-se de um segmento de enorme potencial para quem deseja ingressar nele.
Além disso, outro dado importante, é que o Brasil é o 4º país no mundo com a maior procura por serviços de beleza e estética, ficando atrás somente dos gigantes EUA, China e Japão.
Pelo visto, clientes é o que não vai faltar no seu salão de beleza!
Está convencido que abrir um salão de beleza pode ser um ótimo negócio? Pois confira a seguir todas principais vantagens e os pontos críticos de sucesso que farão a diferença no seu salão de beleza.
Salão de Beleza: Principais Vantagens
É possível começar simples e pequeno
Uma das principais vantagens de abrir um salão de beleza, é que é possível começar aos poucos e ir crescendo gradualmente.
Muitos salões, por exemplo, começam no fundo de casa ou em um local menor, e depois conforme o retorno financeiro vai acontecendo, vão crescendo de forma sustentável, reformando o espaço atual ou mudando para um local maior.
Além disso, existe a possibilidade de começar como autônoma ou MEI, o que é uma ótima opção, pois as taxas e impostos são bem menores, o que possibilita um crescimento bem mais acelerado do seu negócio.
Baixo custo de investimento inicial
De acordo com o Sebrae, o valor de investimento inicial de um salão de beleza de porte pequeno a médio gira em torno de R$ 59.000,00. Esse valor inclui todos os equipamentos, acessórios, móveis, estoque inicial, legalização, documentos e reforma do espaço físico.
O valor é relativamente baixo para um investimento inicial e pode variar de acordo com o tamanho do salão e da sua capacidade de atendimento, ou seja, quantidade de clientes que você pode atender ao mesmo tempo.
Isso tudo vai impactar o tamanho do espaço necessário, a quantidade de equipamentos (de cadeiras a secadores), assim como o tamanho da equipe do salão.
Uma dica, caso não disponha desse valor para o investimento inicial é procurar linhas de crédito bancárias para pequenos empreendedores.
Nesse valor, a previsão de faturamento média é de R$ 45.000,00, o que deve gerar um bom retorno financeiro para o seu salão.
Baixo custo fixo
Nos primeiros meses do seu negócio os custos fixos tendem a ser relativamente baixos, girando em torno de R$4.000,00 a R$ 5.000,00 por mês. Essa estimativa de valor engloba despesas como o aluguel, contas de água, energia elétrica, telefone, internet e outras possíveis despesas.
Isso significa que, com uma quantidade razoável de clientes, em pouco tempo de funcionamento, você conseguirá cobrir os seus custos fixos, o que é um ponto extremamente positivo para quem deseja ingressar nessa área.
Faturamento recorrente
Outro aspecto positivo é o faturamento recorrente, tudo isso graças a fidelização de clientes.
Se os clientes gostarem do seu trabalho, a chance de voltarem é muito grande.
Considerando que esse é um serviço de procura frequente, onde o público feminino costuma voltar semanalmente ou quinzenalmente, ter clientes fiéis é garantia de faturamento certo para o seu negócio.
E o bom do faturamento recorrente é que ele ajuda o seu salão a alcançar um retorno financeiro mais rápido do que você imagina.
Ponto de equilíbrio financeiro alcançado rapidamente
Outra vantagem é a rapidez em que o ponto de equilíbrio financeiro é alcançado, devido ao fluxo constante de clientes.
O ponto de equilíbrio nada mais é do que o momento em que a receita do seu negócio se iguala ao valor das despesas fixas e variáveis da sua empresa. Isso significa que o que você fatura além desse ponto pode ser considerado lucro, seja para reinvestir no negócio ou mesmo para gerar dividendos para você.
Salão de Beleza: Principais Fatores Críticos para o Sucesso
Equipe Vendedora
Um fator muito importante quando se pensar em abrir um salão de beleza é possuir uma equipe vendedora.
Funcionários que vendem mais do que o serviço que o cliente buscou inicialmente, bem como oferecer produtos adicionais, como cosméticos para a pele e para os cabelos, acaba trazendo um excelente resultado.
Isso porque aumenta o seu faturamento, além de proporcionar uma experiência completa para os seus clientes.
Pense em produtos que você possa vender para atrair mais clientes e deixá-los ainda mais satisfeitos.
Higiene e limpeza
Esse é um dos pontos críticos para se abrir um salão de beleza: a higiene e a limpeza.
Nenhum cliente se sente bem em um ambiente que possui cabelo caído no chão, algodões sujos ou quaisquer outros resíduos dos serviços realizados.
Atente-se muito para isso e já inclua nos processos de atendimento uma limpeza do local sempre que um serviço for concluído. Sempre na troca de uma cliente para outra aproveite para limpar o salão e deixar tudo organizado para a próxima pessoa. E, no caso dos cabelos, varra os fios de cabelo caídos no chão imediatamente após o corte.
Um local limpo e agradável proporciona bem-estar para quem está presente e pode ser um dos fatores de fidelização dos clientes.
Então, mantenha o local sempre limpo!
Localização
Localização é um ponto fundamental. Antes de decidir o local do seu salão, verifique quais são os pontos comerciais mais próximos, e se é um local movimentando ou não.
Faça uma pesquisa detalhada sobre o público que vive na região, renda e também sobre a concorrência, ou seja, quais são os salões de beleza próximos do ponto escolhido, quais serviços eles oferecem e os preços praticados.
Dê preferência para locais em que o seu público-alvo esteja presente, ou que seja próximo de ruas e locais movimentados em que o seu salão possa ser visto com facilidade.
Marketing online
O marketing é uma das principais chaves para atrair clientes para o salão de beleza, quanto melhor a sua estratégia de marketing, maior a chance de fidelizar consumidores para o seu negócio.
As redes sociais como Instagram, Facebook e WhatsApp são excelentes canais para divulgar os serviços que você oferece, assim como promoções especiais.
Posts com antes e depois costumam fazer muito sucesso nesse tipo de negócio e chamam muito a atenção dos internautas.
Controle financeiro
Por mais que o foco seja em um serviço de qualidade, a gestão financeira é extremamente importante para que você não se perca em relação ao dinheiro que entra e que sai do salão.
Em um serviço como esse, onde o fluxo de clientes é bem alto, a movimentação financeira costuma ser intensa.
Portanto, é fundamental manter o registro de todos os atendimentos, para controlar na ponta do lápis tudo que entrou e você saber exatamente quem realizou cada serviço.
Da mesma maneira, registre todas as despesas do salão, mesmo as menores, para manter as saídas de caixa sob controle e saber exatamente para onde está indo o seu dinheiro.
Separe as contas pessoais das contas do seu negócio
Um dos erros mais graves cometido pelos empreendedores é misturar as contas pessoais com as contas do negócio.
Isso é uma das piores coisas que você pode fazer na sua empresa, porque gera um descontrole financeiro muito grande e pode acabar arriscando a sobrevivência do seu negócio.
Para evitar que isso aconteça, estabeleça um valor mensal para o seu pró-labore e separe as suas contas pessoais das da empresa.
Atendimento de qualidade
Por fim, vamos falar sobre a importância do atendimento.
Nenhum cliente gosta de ser mal atendido ou mal recebido em nenhum local. Em um salão de beleza, onde os clientes costumam passar um tempo relativamente longo, fica ainda mais evidente a importância desse atendimento, para que eles se sintam bem, durante a permanência no local.
A chance de retorno deste consumidor é praticamente zero, além do estabelecimento ficar mal conhecido e com péssimas avaliações.
Por isso, invista em um treinamento para a sua equipe e os auxilie a sempre atender e tratar bem todos os clientes.
Uma boa dica é evitar ao máximo comentários polêmicos no salão que possam gerar discussões, como política e religião.
Seguindo todos esses passos, com certeza o seu salão de beleza será um sucesso e irá atrair muitos clientes!