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Como Montar uma Casa de Sucos

casa de sucos

Você já pensou em montar uma casa de sucos?

Embora não seja um tipo de negócio 100% novo, é um segmento que têm ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos, período no qual as pessoas passaram a buscar, cada vez mais, opções de alimentação mais saudáveis.

Segundo pesquisa realizada pela Euromonitor Internacional, o Brasil é o 4º colocado mundial no ranking de consumo de alimentos saudáveis, um mercado que movimenta cerca de 35 bilhões de dólares ao ano.

E, ainda segundo a Euromonitor, esse segmento tem crescido anualmente cerca de 4% e as perspectivas são de que esse aumento se mantenha constante pelos próximos anos, já que tem crescido a procura por uma alimentação a base de frutas e vegetais.

Tudo isso para dizer que, se você tem interesse em montar uma casa de sucos, pode comemorar, pois você está no caminho certo de um investimento que tem tudo para ser um sucesso.

 

Principais Vantagens de Montar Uma Casa de Sucos

E quando falamos em sucesso, é porque esse tipo de empreendimento conta com diversas vantagens que fazem dele, de fato, um ótimo negócio.

Vamos conhecer as principais? 

 

Excelente Margem de Lucro

Essa é, sem dúvidas, uma das principais vantagens de uma casa de sucos. Os custos dos insumos (frutas, água e, às vezes, açúcar) necessários para produzir um suco delicioso costumam ser bem baixos, quando comparados ao valor final desse tipo de produto. A margem de lucro bruto por cada copo vendido tende a ser muito significativa. Faça você mesmo os cálculos e tire suas conclusões.

 

Não exige grande especialização operacional para funcionar

A operação de uma casa de sucos também merece destaque, pela sua simplicidade. O preparo dos sucos, assim como a operação dos equipamentos necessários a essa produção é realmente algo simples. Isso facilita a contratação de funcionários, que não precisarão de conhecimentos técnicos específicos, além de reduzir os custos e o tempo necessário para treinamento da equipe.

 

Negócio escalável

Crescer faz parte do objetivo de 9 entre 10 empreendedores, não é mesmo? E, em uma casa de sucos, esse crescimento pode acontecer mais rapidamente, uma vez que o custo inicial de montagem da loja, assim como de formação de equipe não é tão alto. Além disso, as receitas exclusivas criadas por você poderão ser facilmente reproduzidas em outras filiais espalhadas pela cidade ou até mesmo nas cidades próximas. Esse também é um negócio que, dando certo, pode até virar uma franquia, maximizando o resultado do know-how adquirido pelos sócios. 

Mas será que é caro montar um negócio como este? 

 

Quanto Custa Abrir Uma Casa de Sucos

De acordo com o Sebrae, o investimento inicial para uma casa de sucos de pequeno porte deve ser algo em torno de R$ 50 mil. Esse montante é suficiente para a aquisição de equipamentos para a produção dos sucos, os freezers e geladeira para conservação das frutas, além da reforma e montagem da loja. 

Para tanto, uma área de cerca de 35m2 é necessária para englobar o espaço de preparação dos sucos (preferencialmente visível para os clientes), o espaço de atendimento ao cliente e uma área para mesinhas e cadeiras, além dos banheiros.

 

Pontos Críticos de Sucesso de Uma Casa de Sucos

Agora vamos rever alguns itens que merecem muita atenção em um negócio como este. São pontos que chamamos de fatores críticos para o sucesso, e que são capazes de minimizar os riscos do empreendimento, ao mesmo tempo em que multiplicam as chances de tudo funcionar bem e dar muito certo. 

Dentre os aspectos que merecem a sua atenção nesse segmento de atividade, destacamos:

 

Localização

Escolher o ponto é um dos primeiros aspectos fundamentais a ser considerado. 

Observe com atenção as facilidades de acesso, se há estacionamento para os clientes, se há circulação natural de pessoas pela área, qual o poder aquisitivo de quem frequenta o local. 

Além da localização, o ambiente da loja conta muitos pontos para que a sua empresa passe essa imagem de saúde associada ao consumo de sucos naturais. 

Uma loja clara, bem iluminada, sem odores, que possui uma decoração com plantas e frutas expostas podem criar essa atmosfera agradável que seus clientes tanto apreciam. 

 

Cardápio

A variedade de opções no cardápio é um dos pontos chaves desse tipo de empreendimento. Tenha entre 20 e 30 opções fixas para os mais variados gostos. 

Também faz muito sentido em uma casa de sucos ter sabores sazonais, que acompanham a safra das frutas. Isso demonstra que você trabalha com matéria-prima sempre fresca. Assim como, acompanhar as estações do ano, tendo sabores mais refrescantes no verão, por exemplo. 

Ainda falando em cardápio, você pode inovar oferecendo combinações de frutas inusitadas e misturas exclusivas, que só existem na sua casa de sucos. Essa é uma forma de se diferenciar da concorrência. 

O público consumidor também valoriza novidades como ter nomes especiais para essas vitaminas de frutas, associados com o que elas proporcionam. Suco detox, suco relaxante, suco para dar energia são alguns exemplos nesse sentido. 

Quanto mais criativo ou criativa você for, mais possibilidades de sucesso terá. Aqui, o céu é o limite. 

 

Gestão do estoque

Em uma casa de sucos, o gerenciamento do estoque é um aspecto crítico que merece a sua máxima atenção. Isso porque você estará trabalhando com produtos de grande perecibilidade, como é o caso das frutas. 

Além de se preocupar com a correta armazenagem das frutas, você deve conseguir usá-las em seu ponto ideal de maturação, porque isso irá interferir diretamente no sabor do suco vendido. 

Ninguém quer comprar um suco com sabor de fruta passada e, da mesma forma, as frutas verdes não costumam ser tão docinhas e saborosas como são as frutas maduras. 

Alternativas como congelar a polpa devem ser consideradas, para garantir a qualidade e regularidade do produto final que você oferece para o cliente. Mas também é importante destacar que as frutas congeladas não possuem o mesmo apelo junto ao público que as frutas frescas.

 

Marketing

Lembre-se que você não está vendendo apenas sucos e sim uma opção de consumo associada a um estilo de vida saudável. É isso que os seus consumidores procuram ao entrar na sua casa de sucos. Com isso em mente, construa uma comunicação que amplifique essa percepção de marca. 

As redes sociais podem ser excelentes canais para isso, porque você poderá trabalhar também vários outros elementos dos seus sucos: lindos, coloridos e o melhor de tudo, saudáveis, sem corantes, conservantes ou sabores artificiais. 

Promoções e cartões de fidelidade para consumidores habituais sempre fazem sucesso.

 

Sazonalidade

Finalmente, precisamos destacar que essa é uma atividade que costuma ser impactada diretamente pelas estações do ano. 

Em uma Casa de Sucos, é natural que você venda mais durante o verão, onde os sucos serão uma excelente opção para se refrescar de modo saudável, mas também leve em conta que as vendas tendem a cair consideravelmente durante os meses mais frios do ano. 

Por isso, o seu controle financeiro precisará considerar essa sazonalidade, criando uma reserva para os meses de menor movimento.

Em outras palavras, não gaste todo o resultado do verão. Você pode precisar de capital de giro para superar os meses de baixa.

E então, gostou de saber mais detalhes sobre uma casa de sucos naturais? Acompanhe a nossa série Como Montar um Negócio, tire todas as suas dúvidas sobre diversas atividades empresariais e escolha a atividade que melhor combina com você e com o seu bolso.