O salário maternidade é um benefício que substituiu o salário de trabalhadoras que precisam se ausentar do trabalho no momento do parto e puerpério. Mas como saber se o salário maternidade foi liberado?
Se você fez a solicitação do benefício e deseja acompanhar o status, é possível saber se ele foi liberado em poucos instantes, pelo próprio site do INSS.
Neste artigo você irá descobrir como consultar o status do benefício e saber mais sobre ele. Continue lendo e tire suas dúvidas.
Como Funciona o Salário Maternidade?
O salário maternidade é pago às contribuintes para que possam se ausentar do trabalho em decorrência do parto e puerpério.
No entanto, a Lei 8.213/91 determina que o benefício se estende também a mulheres e homens adotantes e a mulheres que passam por aborto espontâneo.
Esse benefício é administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e pago por intermédio da Caixa Econômica Federal.
O valor é pago à segurada pelo prazo de 120 dias, correspondente ao período que pode se ausentar de suas funções no trabalho.
Depois de solicitar o benefício, a previdência social tem até 30 dias para efetuar o pagamento do salário maternidade.
Esse prazo é contabilizado a partir da data de agendamento.
Como Saber Se o Salário Maternidade Foi Liberado?
Se você está se perguntando como saber se o salário maternidade foi liberado, saiba que há alguns caminhos disponíveis.
A primeira modalidade é pelo telefone, por meio do número da Previdência. O segundo é pela internet, no site do INSS, e o terceiro é pelo celular.
A previdência social disponibiliza aos cidadãos o acesso ao aplicativo Meu INSS. Nele, é possível fazer agendamentos, conferir situação de benefício, requerer auxílios, além de ter acesso a informações previdenciárias, calendário de pagamentos, extrato de contribuição, e mais uma série de serviços.
Confira abaixo como saber se o salário maternidade foi liberado nos diferentes canais de atendimento:
Consulta Pelo Telefone
Um dos canais mais utilizados da previdência é o telefone do INSS.
Para conferir a situação do benefício salário maternidade, após o requerimento, você ligar no número 135.
No entanto, não se esqueça de estar com seus documentos em mãos, bem como o número do NIT. Essas informações serão solicitadas para confirmar sua identidade e acompanhar a situação do auxílio.
Vale ressaltar que o processo de consulta pelo número 135 da Previdência é seguro e confidencial.
Consulta Pela Internet
Para descobrir como saber se o salário maternidade foi liberado pela internet, então é necessário recorrer ao portal Meu INSS.
Nesse caso, você precisa de um computador, notebook ou celular com conexão à internet.
Para verificar a situação do benefício solicitado pela internet, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse a área consulta de benefício do INSS;
- Em seguida, clique em Acompanhar Pedido, como indicado abaixo:
- Na página seguinte, você será redirecionado ao portal Meu INSS. Então clique em Entrar, como na imagem abaixo, e então informe suas credenciais.
- Caso você ainda não seja cadastrado, basta clicar em Cadastrar Senha e prosseguir com o registro de sua conta;
- Na página iniciar do portal, vá em Agendamentos/Solicitações. O salário-maternidade que você solicitou estará lá. Clique nele para conferir a situação do benefício.
Consulta Pelo Aplicativo
Outra forma de conferir o salário maternidade é pelo celular. Isso porque o INSS também oferece a possibilidade de acessar o Meu INSS por aplicativo.
Para isso, siga as instruções abaixo:
- Abra sua loja de aplicativos – Play Store ou App Store, busque por Meu INSS, e então o download do app;
- Após concluir o download, abra-o e faça login com suas credenciais;
- Na interface do app, você encontrará a opção Agendamentos / Solicitações. Toque nela;
- Ali, todos os benefícios requeridos por você serão exibidos. Toque no salário maternidade para conferir o seu status e ver se foi liberado.
Viu como é fácil saber se o salário maternidade foi liberado?
E se quiser saber mais sobre esse tema, neste artigo você pode conferir quem tem direito ao benefício, além de informações técnicas sobre a aplicação do salário maternidade.