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Como vender pelo Instagram: 6 dicas que farão toda a diferença

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Quer vender pelo Instagram e usar a ferramenta de mídia social para incrementar o seu faturamento?

Não importa qual seja o seu negócio, se você atua vendendo produtos físicos, se tem loja, se presta serviços ou se é tudo online, estar no Instagram, de forma ativa, pode mudar completamente o seu resultado financeiro.

Através da rede social você tem uma oportunidade valiosa de acessar uma quantidade enorme de pessoas interessadas em um produto similar ao que você comercializa e, se você souber se posicionar, esse interesse pode se converter em vendas.

Parece interessante? Pois neste artigo vamos dar algumas dicas importantes para que você consiga turbinar as suas vendas pelo Instagram.

O primeiro passo é transformar o seu perfil em uma conta comercial. Desta você poderá ativar a funcionalidade loja, além de poder acessar os dados de engajamento das postagens, visualizações, cliques no site, melhores dias e horários para postar que o Instagram oferece para as contas comerciais.

A sua bio, aquele espaço com a foto e uma breve descrição do perfil, é o ponto de partida, é através dela que os seus seguidores, que podem se tornar clientes, saberão quem você é e o que você faz.

Não perca, portanto, a oportunidade de causar uma boa impressão desde o início.

Para isso, selecione uma boa imagem. Se a logomarca da sua empresa possui algum símbolo, ou funciona em formato reduzido, é uma boa opção colocá-la no local da foto.

Além disso, inclua o nome do seu negócio, a cidade ou regiões onde atua, e uma breve descrição do seu posicionamento. Ao pensar nesse textinho do posicionamento, tente usar as palavras chaves através das quais uma pessoa procura um perfil de empresa como o seu.

Também é importante que a sua bio esteja linkada ao site da sua empresa e que contenha seus contatos, tais como endereço, com horário de funcionamento no caso de loja física, e um número de whatsApp, por exemplo. 

Se você vários links para adicionar, como o site da empresa, o canal do Youtube, uns 2 ou 3 diferentes números de whatsApp, por exemplo, vale a pena usar um linktree, que é uma ferramenta que cria uma página externa permitindo a incorporação de diversos links a um único perfil no Instagram, já que a plataforma limita a incorporação de apenas um link na bio.

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Recentemente, Adam Mosseri, chefe do Instagram, anunciou que a plataforma mudou um pouco o seu foco, para competir com redes sociais como o Tik Tok e o Youtube, e está abrindo cada vez mais espaço para os vídeos.

Se o próprio Instagram já não se apresenta mais como um “um aplicativo de fotos quadradas”, a comunicação do seu negócio tem que acompanhar essa tendência para não ficar para trás.

Os algoritmos da plataforma irão, cada vez mais, privilegiar conteúdos em vídeo. Então, se você quer vender cada vez mais através do Instagram, ao invés de fazer apenas fotos, pense em construir pequenos vídeos para apresentar os seus produtos. 

Inclusive, logo você verá que, através de um vídeo foca muito mais fácil apresentar as diversas nuances de um produto, ou então de ter alguém da empresa falando sobre determinado serviço, mostrando cases e respondendo dúvidas dos clientes.

Agora, não é porque a plataforma está priorizando os vídeos que as fotos vão desaparecer do Instagram.

Você pode mesclar as fotos e vídeos, de acordo com os seus objetivos e a sua capacidade de produzir novos conteúdos para o perfil.

Especificamente em relação às fotos, é importante ter muito cuidado com as imagens que posta em seu perfil, pois são elas que irão vender, ou não, os seus produtos.

Pense na luz, no ângulo certo, na composição do cenário. Imagens contam histórias e, para vender algo, devem despertar desejos.

A legenda é tão importante quanto à imagem. Através dela você consegue passar a mensagem, esclarecer dúvidas e possíveis objeções, gerar envolvimento com a sua audiência e induzir o seu público para a ação desejada.

Para fazer tudo isso, algumas dicas que podem fazer a diferença:

As fotos podem ser lindas e o texto bem escrito, mas nada disso adianta se o seu conteúdo não engajar, informar, inspirar, educar, emocionar, enfim, mexer com as pessoas que estão vendo suas postagens.

Tente se colocar no lugar do seu público e se pergunte quais são as necessidades que essas pessoas possuem? O que elas gostariam de saber que você poderia mostrar através das suas postagens? 

Antes de postar algo, reflita: essa postagem está interessante? As pessoas que me seguem se interessam por essa informação? 

Quando você se coloca no lugar da sua audiência fica muito mais fácil entender que tipo de conteúdo faz sentido postar.

Assista o vídeo sobre como vender pelo instagram: