O Ministério do Desenvolvimento Social voltou com tudo na averiguação das condicionalidades do programa Bolsa Família, o que está gerando inúmeros bloqueios e suspensões, devido ao descumprimento dos requisitos exigidos.
Para alertar os beneficiários do programa sobre a situação do benefício o MDS envia comunicados através dos aplicativos do Bolsa Família, do Caixa Tem e do Cadastro Único. No entanto, devido a alta demanda de consultas simultâneas, essas plataformas estão apresentando frequentemente falhas em seu funcionamento.
Por esse motivo o governo adaptou uma nova ferramenta para que os beneficiários possam entrar em contato com a central de atendimentos do Ministério do Desenvolvimento Social, de maneira segura e facilitada.
Análise do Bolsa Família segue em andamento
Até dezembro deste ano, o Ministério do Desenvolvimento Social prosseguirá com essa revisão, buscando aprimorar a eficiência dos programas sociais, tais como Bolsa Família, Auxílio Gás, entre outros.
Como beneficiário, é crucial que mantenha seu registro atualizado no Cadastro Único e forneça sempre dados corretos. Ao fazer isso, sua inclusão nos pagamentos dos programas assistenciais é garantido. Do contrário, estará sujeito a ter o auxílio interrompido pelo MDS.
Para alertar os beneficiários do Bolsa Família sobre a situação do benefício, o Ministério do Desenvolvimento Social emite comunicados através do extrato bancário e também dos aplicativos oficiais do governo que são o Caixa Tem, o Bolsa Família e o Cadastro Único.
Entretanto, nos últimos meses muito se fala sobre o mal funcionamento dessas plataformas no momento da consulta, muitos beneficiários não conseguem entrar e por isso não conseguem acessar as informações relacionadas ao benefício.
Nova ferramenta para a consulta dos benefícios sociais
Visando facilitar a consulta e diminuir às filas nos Centros de Referência em Assistência Social, o governo criou e adaptou uma nova ferramenta onde é possível que o beneficiário entre em contato direto com a central de atendimentos do MDS, para buscar esclarecimentos sobre a situação de seu benefício social.
Passo a passo para realizar a consulta
Essa nova plataforma se encontra no próprio site do Ministério do Desenvolvimento Social, portanto, é um meio seguro para realizar a consulta dos benefícios sociais.
- Primeiramente, entre no site do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e combate à fome, pelo Gov.br.
- Quando entrar clique no quadrado com três listras em azul que aparece no canto esquerdo de sua tela, assim como está indicado pela setinha.
- Feito isso, clique na opção Canais de atendimento;
- Em seguida, clique na opção “Fale conosco”.
- Quando clicar vai aparecer a opção do Chat, que será onde você vai consultar a situação de seu benefício, quando chegar nesta tela, clique em acesse aqui.
- Desta forma, você será encaminhado para iniciar o procedimento.
Para facilitar o atendimento, o MDS solicita alguns dados pessoais como nome completo, E-mail, telefone para contato, entre outros. Digite corretamente todas as informações que lhe forem solicitadas e prossiga com a consulta.
Lembrando que esta nova ferramenta funciona como um chat de perguntas e respostas, sendo assim, tenha seus questionamentos em mente para que quando o atendimento for iniciado, você faça todas as suas perguntas de maneira clara e objetiva, para que o sistema te forneça as respostas.
Neste momento, a folha de pagamentos que está sendo efetuada corresponde ao mês de agosto, sendo assim, a plataforma irá esclarecer a situação dos valores ainda referente a este mês. Para aqueles que estão com dúvidas se vão receber o benefício no mês de setembro, aguarde até o dia 10 do próximo mês, para entrar em contato com o chat do Ministério do Desenvolvimento Social, pois nessa data a folha já terá virado e assim, será possível receber as informações referentes ao mês em questão.