Ícone do site Instituto Montanari

Como Emitir Contracheque PBH Online?

contracheque pbh

O contracheque PBH, emitido para os funcionários municipais de Belo Horizonte, pode ser emitido online, de forma rápida, cômoda e gratuita.

Isso garante aos cidadãos mais agilidade quando precisam abrir contas em bancos, solicitar empréstimos, fazer cadastros diversos ou em qualquer situação cujo o contracheque PBH, também conhecido como holerite, seja requerido.

Embora a plataforma que emite o contracheque PBH tenha sido criada para informatizar e aprimorar os serviços públicos, muitas pessoas ainda têm receito de utilizar a plataforma e compartilhar seus dados, ou então não sabem exatamente como proceder.

Pensando nisso, nos tópicos abaixo você irá descobrir como emitir o seu contracheque PBH de forma totalmente segura, sem depender de terceiros e gratuitamente. Continue lendo e saiba mais:

 

Emissão de Contracheque PBH Online

Se você é um servidor municipal e atua na região de Belo Horizonte, pode emitir o seu holerite pela internet, desde que esteja cadastrado no portal PBH.

Se você já possui cadastro e quer conferir o seu contracheque PBH, então siga o passo a passo abaixo:

 

Esqueci Minha Senha, Como Alterar?

Se você pretende acessar o contracheque PBH, mas esqueceu sua senha, não tem problema, pois o portal oferece o recurso de recuperação de senha. Isso é mais comum do que você pode imaginar!

Para recuperar sua senha do portal Contracheque PBH, siga o passo a passo abaixo:

Atenção: caso você não consiga efetuar a troca de senha por esse portal, também é possível enviar um e-mail ao endereço gecea@pbh.gov.br, solicitando um novo acesso.

 

Qual a Função do Contracheque?

O contracheque é um dos principais documentos comprobatórios de renda. Por meio dele, um funcionário pode ver, de maneira discriminada, os descontos sobre seu salário bruto, como Imposto de Renda Retido na Fonte e INSS, por exemplo, além de acréscimos e eventuais benefícios adicionais.

Além das deduções e da comprovação do vínculo empregatício, o contracheque PBH permite que os funcionários municipais de Belo Horizonte o utilizem como comprovação de renda quando precisam de linhas de crédito, como consignado, empréstimos, crediários, cartão de crédito etc.

Esse documento possui, portanto, a finalidade de informar ao funcionário sua remuneração e suas deduções. Deve ser emitido mensalmente, uma vez que a remuneração e os descontos também ocorrem todos os meses.

 

Importância do Contracheque PBH

A emissão do contracheque PBH não é importante apenas para os funcionários, mas também para os empregadores.

Isso porque, por meio do documento, é possível atestar que se está cumprindo os direitos trabalhistas, como recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, além das deduções e eventuais acréscimos como vale-refeição, vale-transporte, adicional noturno etc.

Além disso, esse documento configura vital importância aos empregadores para que possam controlar mais estreitamente as folhas de pagamento, verificar quem já recebeu sua remuneração, aprimorar o orçamento da instituição e, portanto, garantir uma gestão mais eficiente e transparente, algo imprescindível nos serviços públicos.