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Criatividade nos Negócios – Conceitos

Criatividade nos Negócios

Criatividade nos Negócios

Criatividade nos Negócios

A criatividade é o subproduto da Expertise, das Habilidades do Pensamento Criativo e da Motivação. Ao compreender esses três componentes e quais atividades aperfeiçoar, os gestores podem melhorar o nível de criatividade dos seus negócios.

Expertise

Expertise refere-se ao conhecimento e às habilidades que os indivíduos dominam.

Aqui a contratação e o processo de seleção dos membros da equipe ganha particular relevância sobre o nível de conhecimento encontrado em um local de trabalho.

Outro fator crítico aqui e a existência de diferenças culturais, diversidade de áreas conhecimento e habilidades variadas entre os membros. Isso traz maior riqueza e, com ela, maior potencial de combinação.

Habilidades do Pensamento Criativo

Habilidades do Pensamento Criativo referem-se a forma como os indivíduos enxergam os problemas e as soluções, em particular a sua capacidade de combinar as ideias existentes em novos arranjos.

Para incentivar a prática de boas habilidades de pensamento criativo no local de trabalho:

  1. Devemos permitir que as pessoas mudem temporariamente de função para, mais tarde, obterem uma nova perspectiva de observação.
  2. Devemos incentivar as pessoas a se sentirem mais confortáveis.
  3. Devemos ensinar as pessoas a discordar dos outros, e a fazê-lo de forma construtiva e respeitosa.

Motivação

A motivação determina o grau em que um indivíduo está disposto a fazer alguma coisa e existem dois tipos básicos de motivação, a extrínseca e a intrínseca.

Motivação Extrínseca

A motivação extrínseca é criada fora do indivíduo e muitas vezes é responsável por problemas de criatividade no trabalho. A motivação extrínseca mais comum é o dinheiro.

Tais técnicas muitas vezes não se sustentam no longo prazo, porque elas:

I.Forçam as pessoas a fazer seu trabalho a fim de obter algo desejável ou evitar algo doloroso.

II.Podem involuntariamente incentivar o comportamento errado.

III.Tendem a reduzir a vontade de trabalhar, quando os estímulos param.

IV.Incentivam as pessoas a olhar para o caminho mais simples, em uma corrida cuja única finalidade acaba sendo a obtenção da recompensa.

Motivação Intrínseca

Move as pessoas a trabalharem pelo desafio, pelo interesse, pelo prazer e pela satisfação.

Motivações intrínsecas partem de dentro do indivíduo.

Justamente por isso, a sua manipulação é mais difícil e envolve fatores como o ambiente de trabalho o espírito de cooperação e fatores que tangenciam o trabalho em si.

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