Ícone do site Instituto Montanari

Curva de Laffer: mais impostos só piora a situação

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]

O Brasil chegou ao limite da sua carga tributária. A verdade é que nós não aguentamos mais pagar impostos. Chegamos a um ponto máximo em que, por mais incrível que possa parecer, quando o governo aumenta os impostos, ele perde arrecadação.

Peraí! Aumenta-se a carga tributária e perde arrecadação? Como assim? Isso é possível? Será que isso é uma novidade brasileira?

Esta é uma excelente ocasião para observarmos, na prática, a aplicabilidade de uma proposição matemática chamada “Curva de Laffer”, que mostra que, ao contrário do que muitos insistem em acreditar, impostos mais altos não significam mais garantias.

Vamos entender como funciona…

A Curva de Laffer busca representar a relação entre duas variáveis: a carga tributária x a arrecadação do governo.

Inicialmente, se a carga tributária for de 0%, a arrecadação do governo será igual a zero.

No outro extremo, se a carga tributária fosse 100%, a arrecadação também será igual a zero, já que ninguém aceitaria produzir em uma economia em que 100% de tudo o que for produzido fica com o governo, correto?

Entre esses dois pontos, existe um ponto de equilíbrio entre a carga tributária e a arrecadação do governo. Um ponto em que chegamos a carga tributária máxima. Se o governo aumentar os impostos mais ainda, a arrecadação começa a cair.

Esse ponto de equilíbrio pode variar bastante, mas alguns estudos sugerem que ele está situado em um intervalo de 30% a 70%.

No nosso país, está claro que chegamos ao limite da nossa carga tributária. Todo e qualquer esforço do governo em aumentar os impostos provavelmente resultará em menos arrecadação, pois ele está prejudicando a economia e ninguém aguenta mais pagar tantos impostos.

Durante a presidência de Ronald Reagan na década de 1980, a carga tributária nos Estados Unidos caiu de 70% para 31%. Sim, isso mesmo, de 70 para 31%. E você acha que a receita do governo encolheu? Não, não encolheu. A receita do governo duplicou em temos absolutos, no mesmo período de tempo.

Ronald Reagan sabia que com impostos mais baixos o povo teria um maior incentivo para trabalhar, o que elevaria o bem-estar econômico e, consequentemente, as receitas do governo.

Então, governo, por favor, vamos cortar os gastos. A sociedade está dizendo claramente que não quer mais sustentar isso, com mais sacrifícios. É hora de reduzir o tamanho do estado inchado e ineficiente que temos aqui e cortar impostos para estimular a economia. Deixa o povo empreendedor brasileiro trabalhar que, assim, as coisas só tendem a melhorar.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_column_text][vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]