Ícone do site Instituto Montanari

Eleições 2022: Como consultar o local de votação

ELEIÇÕES 2022 COMO CONSULTAR LOCAL DE VOTAÇÃO

As eleições 2022 estão chegando e se você não sabe como consultar o local de votação, veja aqui o passo a passo completo de como consultar o local de votação pelo aplicativo e-Título e pelo site do TSE.

O primeiro turno das eleições de 2022 acontecerá no dia 02 de outubro em todo o Brasil. O local da votação está no título de eleitor, que informa a zona e a seção eleitoral. Para consultar o local de votação, você pode consultar no site do TSE ou no aplicativo do e-titulo.

A consulta pode ser feita pelo site do TSE informando seu nome ou o número de seu título de eleitor ou ainda informando o CPF.

O eleitor deve colocar o nome completo ou o número do CPF ou ainda o número do título de eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe, se constar no documento. Em seguida, deve-se clicar em “Consultar”.

Consultar local de votaçãoNa tela seguinte, serão informados os dados do eleitor e o local de votação com endereço.

Endereço de votação

Outra opção é consultar o local de votação utilizando o aplicativo e-Título. O app está disponível no “Google Play” e “Apple Store”.

O aplicativo possui inúmeras funcionalidades além título de eleitor digital, que são a possibilidade de justificar a ausência na votação, a emissão de certidão de quitação eleitoral e de certidão de crimes eleitorais, a consulta e emissão de Guia de Recolhimento da União para o pagamento de multas por ausências injustificadas às urnas ou aos trabalhos eleitorais, a consulta ao local de votação e a inscrição como mesário voluntário. O download é gratuito.

Para consultar o local de votação, basta abrir o app e clicar em “Onde Votar”. Esta opção está na barra na parte inferior da tela.

App e-Título

O aplicativo irá mostrar a seção e a zona eleitoral, o endereço do local e ainda a localização no mapa.

App e-Título

Se no dia da votação não for possível comparecer ao local, é fundamental que seja feita a justificativa da ausência. Quem não comparecer às urnas fica em débito com a Justiça Eleitoral e deixar de votar ou justificar o voto por três eleições seguidas gera o cancelamento do título.  Vale lembrar que cada turno de votação é considerado uma eleição.

Por isso a ausência em qualquer turno, seja no primeiro ou no segundo, deve ser justificada.

Se o título de eleitor for cancelado, a pessoa fica impedida de exercer vários atos da vida civil, como participar de licitações, contratar com o poder público, renovar passaporte e inscrever-se em concurso, tomar posse em cargo público e várias outras consequências.

Para consultar se está quite com a justiça eleitoral, é só consultar no aplicativo ou no site do TSE sua situação eleitoral.

Veja no vídeo abaixo o passo a passo completo de como consultar o local de votação das eleições de 2022.