Ícone do site Instituto Montanari

Encceja prorroga inscrições até 25 de janeiro

encceja

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) prorrogou o prazo para inscrição. Podem se inscrever no programa adultos que queriam finalizar o ensino médio ou fundamental, obtendo a certificação de conclusão.

O Encceja é uma prova à qual os alunos que passaram pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos) devem ser submetidos para recebimento do diploma. Em 2021, a inscrição para a prova do Encceja foi prorrogada até esta segunda (25).

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no mês de abril. Os requisitos para se inscrever no Encceja e poder fazer a prova são:

É importante ressaltar que a inscrição para realização da prova não tem nenhum tipo de custo, porém, um valor é aplicado a quem se inscreveu no último Encceja e não compareceu ao exame.

 

Como fazer a inscrição do Encceja 2021?

De acordo com o cronograma original, o prazo para inscrição no exame era do dia 11 ao dia 22 de janeiro, porém esse cronograma sofreu alteração por parte do Ministério da Educação e o prazo foi prorrogado para o dia 25 de janeiro, que será nesta segunda-feira.

A inscrição deve ser feita pelos candidatos que se enquadram nos requisitos para realização do exame divulgados no tópico acima diretamente no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas – órgão responsável pela aplicação do exame e pela administração das inscrições).

Você poderá efetuar as inscrições seguindo os passos abaixo:

 

Cronograma atualizado do Encceja 2021

Confira o calendário das etapas do Encceja de acordo com as datas atualizadas:

Os inscritos que conseguirem atingir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação receberão a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. As pessoas que conseguirem a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas elas, terão direito a receber a Declaração Parcial de Proficiência.

É importante saber que não é o INEP quem entrega os certificados. Quanto a isso, a instituição deixa claro que:

“O Inep elabora, aplica e corrige as provas do Encceja, mas não emite certificado de conclusão ou declaração parcial de proficiência. Essa tarefa é das secretarias estaduais de educação e dos institutos federais de educação parceiros do Inep. Durante a inscrição você precisa escolher em qual Instituição Certificadora será mais fácil solicitar o certificado ou a declaração após a liberação dos resultados.”