Ícone do site Instituto Montanari

Famílias excluídas do Bolsa Família na pandemia deverão ser reintegradas: decisão do STF

famílias excluídas do Bolsa Família

famílias excluídas do Bolsa Família

Uma boa notícia para as famílias excluídas do Bolsa Família!

Foi tomada uma decisão do STF que obriga a União a reintegrar as famílias excluídas do Bolsa Família, enquanto durar a pandemia.

O assunto chegou ao Supremo Tribunal Federal em março do ano passado, a pedido dos governos estaduais da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, que entraram com uma ação solicitando que o governo suspendesse os cortes no programa Bolsa Família enquanto durasse o período de calamidade pública.

Em agosto do ano passado o pedido foi aprovado na corte suprema por unanimidade. Porém, o governo da Bahia entrou com uma nova petição alegando que a União não estava cumprindo a decisão do STF. 

Em sua justificativa, a petição informava que entre os meses de dezembro de 2020 e fevereiro de 2021, o programa Bolsa Família tinha excluído 12.706 beneficiários no estado da Bahia. Por outro lado, considerando o mesmo intervalo de tempo, tinha havido um aumento no número de beneficiários contemplados nas Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

O governo explicou que as exclusões eram decorrentes de fraudes que foram detectadas no programa, assim como de suspensões temporárias devido ao pagamento do auxílio emergencial. Além disso, o governo alegou que a decisão do STF dizia respeito à impossibilidade de suspensão dos beneficiários durante o estado de calamidade pública, mas este já tinha encerrado em 31 de dezembro de 2020.

Famílias excluídas do Bolsa Família: Decisão Ministro Marco Aurélio STF

Mas, o ministro do STF Marco Aurélio Mello, que foi o relator do processo, ao analisar as famílias excluídas do Bolsa Família na Bahia, enquanto houve aumento de famílias de outras regiões do país, julgou que houve tratamento discriminatório, já que o Nordeste concentra o maior número de pessoas em situação de pobreza em todo o país. 

Em seu voto, o Ministro Marco Aurélio disse que “a distribuição de recursos deve refletir as necessidades locais: a maior quantidade de famílias pobres nos Estados da Região Nordeste tem de impactar o número de novos benefícios, sob risco de contrariedade ao princípio da igualdade”. 

O ministro ainda complementou: “Não se valora a miséria em função do local, devendo haver isonomia no tratamento, presente o objetivo constitucional de erradicação da pobreza e redução das desigualdades sociais e regionais. Não se pode conceber comportamento discriminatório da União em virtude da unidade federativa onde residem os cidadãos”.

Famílias excluídas do Bolsa Família: desequilíbrio dos dados

Para vocês terem ideia do desequilíbrio dos dados, em dezembro de 2019 havia quase 1 milhão de famílias nordestinas vivendo em situação de extrema pobreza, que não estavam incluídas no Bolsa Família. Em janeiro de 2020 foram incluídas 3.035 famílias, o que representa 0,32% da demanda existente na época. 

Por outro lado, foram incluídos no programa, nos três primeiros meses de 2020, mais de 32 mil inscritos. Deste 68% faziam parte das regiões Sul e Sudeste.

O problema é que, enquanto no Nordeste havia quase 1 milhão de famílias em situação de extrema pobreza, onde apenas 3 mil foram incluídas no programa, na Região Sul, havia menos de 190 mil famílias e destas, 29 mil foram incluídas no Bolsa Família. 

Outro dado relevante que mostra esta disparidade é quando avaliamos a quantidade de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. 47% do total dos brasileiros que estava nessas condições em 2018 era da região Nordeste. 

Além do caráter discriminatório mencionado pelo Ministro Marco Aurélio, ele também afirmou que não fazia sentido utilizar o limite temporal do decreto legislativo que tinha criado o estado de calamidade, uma vez que quando foi ingressada a ação judicial, a norma ainda não existia. Ele explicou que o sentido de calamidade pública se referia ao contexto amplo da pandemia, e não à norma jurídica em si.

Com isso, o ministro do STF determinou que a União reintegre ao programa social todas as famílias excluídas do Bolsa Família durante a pandemia, julgando procedente a ação movida pelos estados.

Com isso, foi solicitado que o governo esclareça à justiça sobre as famílias excluídas do Bolsa Família: 

Assista o vídeo sobre as famílias excluídas do Bolsa Família:

https://youtu.be/uk_DsnF85nk