Depois de decidir aumentar o auxílio-gás e criar um novo auxílio para os caminhoneiros, o governo hoje resolveu aumentar o Auxílio Brasil.
A ideia é transformar a ampliação do benefício em fato novo para a campanha à reeleição de Jair Bolsonaro.
O programa social passará do atual valor mínimo de 400 reais, para 600 reais. Ou seja, um aumento de 50% no valor mínimo do benefício.
Segundo a reportagem, o tema será levado pelo Planalto a uma reunião de líderes do congresso na próxima segunda-feira, que deve acontecer em Brasília.
A ideia do governo é que o aumento do auxílio brasil para 600 reais fique em vigor até o fim deste ano de 2022. Em 2023, o valor então retorna aos 400 reais.
Quanto ao vale-gás, o benefício também será reajustado. Neste mês de junho, o valor foi de 53 reais. A ideia é que o auxílio-gás seja dobrado, ou seja, cada beneficiário deverá receber em média 106 reais. Lembrando que esse valor varia de acordo com o preço do botijão de gás de 13kg.
Além disso, o governo pretende aumentar o número de beneficiários que recebem o vale-gás e também a periodicidade de depósitos do benefício. É possível então que o benefício seja pago todos os meses, e não a cada dois meses como está sendo hoje, assim como o Auxílio Brasil.
Além do aumento do auxílio brasil e do auxílio-gás, o governo decidiu levar ao congresso também a criação de um vale para caminhoneiros autônomos no valor de 1000 reais. A ideia inicial é que o vale fosse de 400 reais, mas esse valor não agradou. Representantes da classe dos caminhoneiros chegaram a comparar esse valor a uma esmola.
Diante disso, o governo resolveu aumentar o valor do auxílio caminhoneiros para 1000 reais. Devido à alta no preço dos combustíveis, o governo espera poder compensar dessa forma esta classe de trabalhadores.
Veja no vídeo abaixo mais informações sobre o aumento do Auxílio-Brasil.