Ícone do site Instituto Montanari

Guia de Previdência Social em atraso: Como recalcular?

Guia de Previdência Social em atraso deve ser reemitida novamente pois as instituições bancárias e financeiras não recebem o documento com a validade expirada.

Ao recalcular a Guia de Previdência Social em atraso, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) leva em consideração o tempo de atraso e, a partir disso, há o acréscimo de juros e multa.

O processo de recálculo não é tão simples pois é necessário ter alguns conhecimentos a respeito do sistema que faz os acréscimos legais.

No entanto, não é uma tarefa impossível. Pensando nisso, preparamos este compilado com o passo a passo. Se você precisa recalcular sua Guia de Previdência Social, seja como contribuinte individual, ou até mesmo de seus funcionários, basta seguir as instruções que trouxemos nos tópicos abaixo.

Continue lendo e tire as suas dúvidas agora mesmo!

Como Funciona a Guia de Previdência Social?

A Guia de Previdência Social (ou GPS para os mais íntimos) é um documento que é gerado na forma de uma espécie de boleto.

É por meio desse documento que as contribuições ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são feitas.

Quando uma pessoa – física ou jurídica – possui funcionários, o empregador é responsável por pagar a contribuição do INSS, descontando no pagamento. Essas contribuições, por sua vez, são feitas por meio da Guia de Previdência Social.

Além disso, quem é contribuinte individual (ou seja, quem não trabalha com carteira assinada e contribui voluntariamente à Previdência Social), precisa gerar a GPS para que o pagamento possa ser direcionado ao INSS.

Quando a Guia de Previdência Social está em atraso, não é possível pagar normalmente, ao contrário de outros títulos, que são recalculados automaticamente na boca do Caixa ou no app bancário.

Ou seja: nos casos de Guia de Previdência Social em atraso, é necessário efetuar o recálculo, como vamos ensinar abaixo:

Como Recalcular a Guia de Previdência Social em Atraso?

O primeiro passo para recalcular Guia de Previdência Social em atraso é acessar o Sistema de Acréscimos Legais (SAL). Clique aqui para acessar o site oficial;

Veja:

Como preencher Guia da Previdência Social?

Como Pagar Guia de Previdência Social em Atraso?

Agora que você aprendeu como recalcular a Guia de Previdência Social em atraso, vamos aprender como efetuar o pagamento.

Como mencionado, não é possível fazer o pagamento do documento atrasado, pois os juros e a multa devem ser inseridos no Sistema de Acréscimos Legais, e não na instituição bancária, como outros tipos de documento.

Mas há dois cenários a serem considerados:

Se o período em atraso tiver menos de 5 anos, você pode calcular o valor diretamente na Internet e efetuar o pagamento em bancos conveniados, apps bancários, casas lotéricas e correspondentes bancários. Para períodos superior a cinco anos de atraso, vá até uma agência do INSS.