Nascido em 1863 e filho de agricultores, ele nunca se conformou com a ideia de seguir o caminho dos pais. Com 16 anos de idade, Henry decidiu deixar a fazenda da família e foi morar na cidade vizinha, onde trabalhava como operário.
Os dias eram sacrificantes com longas jornadas de trabalho nas fábricas, mas o jovem Henry não era do tipo que desistia facilmente.
Não demorou muito para que a sua capacidade fosse reconhecida e, com 30 anos de idade, ele assumiu um cargo de engenheiro chefe. Apesar do progresso, Henry acreditava que podia ir ainda mais longe e iniciou uma campanha empreendedora sem retorno.
Na primeira tentativa, ele criou a Detroit Automobile Company. Mas a empresa durou apenas alguns meses e teve que ser fechada, graças à discordância entre os sócios, quanto ao modelo de produção.
Na segunda empreitada, Henry resolveu montar uma nova fábrica de automóveis. Dessa vez, carros de corrida… No entanto, novamente a tentativa fracassou e a frustração parecia ser inevitável.
Mas Henry era obstinado e, contra tudo e contra todos, desenvolveu, junto com Harold Wills, o “999”, um imponente carro de corrida que, pilotado por Barney Oldfield, consagrou-se campeão.
E foi assim que, aos 40 anos de idade e com o dinheiro obtido com o sucesso do carro “999”, Henry arriscou mais uma vez, fundando uma das maiores companhias do planeta: a Ford Motor Company.
Ali, Henry Ford adotou uma nova filosofia de trabalho: duplicou a remuneração dos funcionários, reduziu a jornada de trabalho para 8 horas, dividiu ações da empresa com seus colaboradores e implantou sua conhecida “linha de montagem”, fabricando um carro a cada 98 minutos.
O “Ford T”, apresentado em 1908, foi um sucesso absoluto de vendas, chegou a custar menos de 400 dólares e teve mais de 15 milhões de unidades vendidas em menos de 2 décadas de produção, recorde que durou 45 anos.
Henry Ford se frustrou muitas vezes, mas ele tinha um sonho. Graças a isso, ele soube se reerguer e tentar diversas outras vezes. Assim como tantos outros homens de sucesso, ele sabia que o campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer.
E você? Vai desistir logo agora?
O Instituto Montanari ACREDITA e INCENTIVA a SUA LUTA pelo SUCESSO, sempre!
Os artigos do Instituto Montanari estão em constante evolução. Aqui você também faz o conteúdo.
Você pode colaborar conosco, enviando sugestões e até os seus próprios textos.
Ah, você também pode contar a sua história! Para tanto, converse conosco através do e-mail: contato@institutomontanari.com.br
Será um prazer imenso fazer contato contigo!
Obrigado!