Ícone do site Instituto Montanari

Como declarar imposto de renda pelo celular: confira o passo a passo

imposto de renda pelo celular

imposto de renda pelo celular

Quer saber como fazer imposto de renda pelo celular?

Desde o dia 1o. de março a Receita Federal abriu o prazo anual de prestação de contas com o fisco. Trata-se da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2021, relativo aos dados de 2020.

Este ano, estão obrigados a declarar imposto de renda todas as pessoas que tiveram rendimentos tributáveis em 2020 acima de R$ 28.559,70.

Uma das formas de emitir esta declaração é através do aplicativo Meu Imposto de Renda, que pode ser instalado em celulares android, iphones, assim como também em tablets.

Acompanhe neste que vamos mostrar o passo a passo para que você possa declarar imposto de renda pelo celular.

Declarar imposto de renda pelo celular: Passo a Passo

Para começar a declarar imposto de renda pelo celular, você precisará instalar o app da Receita Federal chamado Meu Imposto de Renda 2021. Ele está disponível tanto no Google Play, quanto na App Store.

Após baixar o aplicativo, você precisará autorizá-lo a acessar os arquivos do seu celular.

Para acessar o preenchimento da declaração de imposto de renda, você deverá preencher o seu CPF e a sua data de nascimento. 

Você terá acesso a outras declarações, de anos anteriores, que já foram realizadas.

A declaração deste ano aparece com a margem verde à esquerda, diferente dos anos anteriores que estarão em laranja.

Para iniciar o preenchimento, clique no símbolo de + existente no canto inferior direito da aba referente à declaração de 2021.

Aqui você terá duas opções: usar a declaração feita ano passado como base de informações para a declaração deste ano ou iniciar o preenchimento manualmente.

Se for usar os dados de 2020, você deve selecionar a opção “Iniciar com a declaração do ano anterior”. Você precisará ter no seu celular a declaração enviada ano passado. Se tiver feito pelo computador, você conseguirá transferir o arquivo DBK para o celular através de email ou bluetooth. 

Caso contrário, escolha a opção “Iniciar declaração”.

O sistema solicitará que você crie uma palavra-chave para acessar a declaração, bem como uma pergunta e resposta, que será solicitada caso você esqueça a palavra-chave criada. 

Em seguida, você verá uma tela com a lista completa dos itens que você deverá preencher. Você deve ir clicando em cada uma das abas e inserindo os seus dados corretamente.

Não se preocupe porque todos eles ficam disponíveis ao longo de todo o processo, para conferência e eventuais correções.

Identificação

Comece pela identificação, acrescentando os seus dados pessoais, tais como título de eleitor, número do PIS ou Pasep, CEP, email e número de telefone.

Familiares

Em seguida, você precisará informar quem são os seus dependentes, dentro da caixa Familiares. Você precisará inserir o nome completo, CPF, data de nascimento de cada um dos dependentes incluídos.

Pode ser seu dependente na declaração do imposto de renda deste ano:

Rendimentos

Depois dos familiares, é a vez dos rendimentos, que você preencherá com as informações existentes no informe de rendimentos recebido da sua fonte pagadora. Você verá no informe a especificação em relação a que tipo de rendimento corresponde:

Você deve-se clicar em cada item, para incluir as informações solicitadas:

Lembrando que se você tiver mais que uma fonte pagadora, o procedimento deve ser feito para cada uma delas.

Após preencher clique em salvar e continue preenchendo os demais campos.

Pagamentos

Vamos agora para os pagamentos, que são as despesas que você teve no ano passado.

Em pagamentos efetuados você vai inserir todos os gastos com despesas médicas, odontológicas e escolares, por exemplo, que teve em 2020.

O próprio aplicativo vai mostrando a lista com as diversas opções para que você escolha o serviço que deseja declarar e insira os dados de CNPJ ou CPF do profissional que o prestou, assim como o valor gasto.

Preencha cada um dos pagamentos e clique em salvar.

Bens e Direitos

O próximo item da declaração de imposto de renda pelo celular são os Bens e Direitos, que correspondem a todos os bens que você possui, como dinheiro em banco, imóveis, veículos, dentre outros.

O procedimento funciona da mesma forma que os anteriores. Você clica em “Bens e Direitos”, escolhe uma das opções existentes e preenche os dados solicitados.

Finalizando a declaração

Após o preenchimento de todos os itens, busque no menu principal a opção “Resumo”, que mostrará o total dos rendimentos tributáveis e as alíquotas. Revise todos os dados preenchidos e, se tiver tudo ok, clique em entregar a declaração.

Assista o nosso vídeo de como fazer o imposto de renda pelo celular: