Ícone do site Instituto Montanari

IPTU SP 2021: Passo a passo para emitir o boleto online

iptu sp 2021

O IPTU SP 2021 já está disponível para ser pago e seu formato está diferente: neste ano será possível emitir o documento online, diretamente no site da prefeitura.

O Imposto Predial e Territorial Urbano deve ser pago por todos os cidadãos paulistanos que possuem terrenos, com edificações ou não, na capital paulista. O valor pode ser consultado também no site da prefeitura.

Os paulistanos também terão direito a 3% de desconto sobre o valor do tributo quando optarem por pagar à vista e assim como nos anos anteriores, não serão mais enviados boletos mensais para quem optar pelo pagamento parcelado. Nesses casos, será necessário imprimir as guias pelo domínio da prefeitura de São Paulo.

Preparamos um guia com passo a passo para quem optar pela impressão do IPTU SP 2021 direto no site, confira:

 

Como emitir IPTU SP 2021 online?

 

Aonde pagar o IPTU SP 2021?

De acordo com as informações divulgadas pela prefeitura do município de São Paulo, o Imposto Predial e Territorial Urbano da capital paulistana que for impresso no site da prefeitura ou que for enviado fisicamente, ou seja, o pagamento das guias com código de barras poderá ser pago das seguintes maneiras:

Também há a opção de pagamento do IPTU SP 2021 sem o código de barras. Para ter acesso a essa opção, basta se dirigir a um dos bancos que possuem a disponibilidade de pagamento online com o simples fornecimento de número cadastral do imóvel. Em algumas agências esse número também é conhecido como “SQL” ou “número do contribuinte”.

Os contribuintes que quiserem pagar o IPTU SP 2021 sem o código de barras, na modalidade apresentada acima, poderão utilizar:

Confira a seleção de bancos conveniados que podem receber o IPTU SP 2021 a partir de diferentes modalidades:

Banco Sistema Online (ATM) Guichê Caixa Internet Banking com DAMSP Caixa Eletrônico com DAMSP Débito Automático
001 – Banco do Brasil SIM NÃO SIM SIM SIM
033 – Santander SIM NÃO SIM SIM SIM
104 – Caixa Econômica Federal SIM NÃO SIM SIM SIM
237 – Bradesco SIM NÃO SIM SIM SIM
341 – Itaú SIM NÃO SIM SIM SIM
422 – Safra SIM SIM SIM SIM SIM
623 – PAN NÃO SIM SIM SIM NÃO
633 – Rendimento NÃO SIM NÃO SIM NÃO
707 – Daycoval NÃO SIM NÃO SIM NÃO
756 – Bancoob NÃO SIM NÃO SIM NÃO
077 – Banco Inter NÃO NÃO SIM SIM NÃO
212 – Banco Original NÃO NÃO SIM SIM NÃO
Correspondentes Bancários NÃO SIM NÃO NÃO NÃO

Fonte: Prefeitura de São Paulo

 

Pagamento em atraso do IPTU

A prefeitura paulistana recomenda que os contribuintes evitem atrasar o pagamento do imposto pois há a incidência de multa para quem ultrapassar a data limite de arrecadação. O valor da multa é de 0,33% ao dia até o limite de 20%.

Já no mês subsequente, cobra-se atualização monetária e juros de mora de 1% ao mês.

Para quitar o IPTU SP 2021 que vier a atrasar, será necessário obter uma segunda via no site da prefeitura pois as agências não aceitam o recebimento do documento em atraso.