Ícone do site Instituto Montanari

MEI 2021: Veja os Novos Valores

MEI

Quais são os novos valores para o MEI 2021? Todo início de ano é a mesma dúvida. Os empreendedores desejam saber qual será o valor de impostos que eles terão de pagar mensalmente, para manterem suas empresas em dia com as obrigações fiscais.

Esse valor muda anualmente porque um dos impostos devido corresponde a um percentual do salário mínimo. Logo, quando o salário mínimo aumenta, o valor correspondente a este percentual também aumenta, impactando o valor total pago pelas empresas enquadradas como MEI.

Para saber quais serão os valores praticados para MEI 2021, continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

 

MEI 2021: Quais os Impostos Devidos

Antes de mais nada, vamos entender quais são os impostos que o MEI precisa pagar. Mensalmente, as empresas optantes pelo SIMEI precisam pagar o DAS.

O Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é o documento que reúne os tributos que as empresas inscritas na categoria de Microempreendedor Individual devem pagar todos os meses.

Esses tributos variam de acordo com a atividade da empresa, podendo incluir:

Desta forma, quem trabalha com a produção e venda de mercadorias deve pagar o ICMS, quem trabalha com serviços deve pagar o ISS, quem trabalha com produtos e serviços tem a obrigação de recolher o ICMS e o ISS e todas as empresas precisam pagar INSS.

É importante destacar que, diferente das demais empresas, quem é enquadrada como MEI está isenta do pagamento de IRPJ, CSLL, contribuição para o PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes na importação) e contribuição previdenciária patronal (exceto se contratar empregado).

Outra grande diferença da MEI em relação às outras categorias, é que o valor pago pelos impostos não está atrelado ao faturamento da empresa e sim trata-se de um valor fixo todos os meses.

 

Valores da MEI 2021

Com a alteração do salário mínimo em 2021, os valores que o Microempreendedor Individual precisa pagar todos os meses também mudou. 

Isso acontece porque um dos impostos devidos, o INSS, corresponde a 5% do salário mínimo vigente. Desta forma, como o salário mínimo este ano passou de R$1.045,00 para R$1.100,00, o valor do DAS MEI 2021 também mudou.

Com a alteração, em 2021, teremos os seguintes valores:

Então, os valores do DAS MEI 2021 ficarão da seguinte forma:

 

Como Emitir o DAS da MEI 2021

Agora que você já sabe quanto irá pagar de impostos por sua MEI ao longo de todo o ano de 2021, vamos ver como imprimir o DAS mensal.

Confira o passo a passo:

Viu como é rápido e simples emitir o seu DAS MEI 2021? Agora, é importante ter atenção às datas de pagamento. O DAS vence no dia 20 de cada mês. Mas, se você tiver perdido o vencimento, confira aqui como imprimir boleto MEI vencido.