Ícone do site Instituto Montanari

MEI Declara Imposto de Renda? Tire Suas Dúvidas!

mei declara imposto de renda

Embora seja um assunto que ainda gera muitas dúvidas, MEI Declara imposto de renda, sim, mas é necessário estar atento a alguns fatores pois se trata de uma obrigação diferente do IRPF (válido para pessoas físicas). Reunimos nos tópicos abaixo as principais informações a respeito desse tributo.

Teoricamente os Microempreendedores Individuais são isentos de IR. No entanto, dependendo do lucro obtido na empresa, o valor deve ser declarado como pessoa física.

Para fins de declaração de imposto de renda, a Lei Complementar nº 123/2006 determina os critérios de obrigatoriedade em relação aos Microempreendedores Individuais. Acontece que muitos empreendedores ainda têm dúvidas a respeito desse tributo. Afinal, como faço para declarar? A partir de qual faixa de faturamento o IRPJ é obrigatório? Iremos responder a essas e outras perguntas nos tópicos abaixo:

 

MEI Declara Imposto de Renda?

Antes de mais nada, é importante entender a logística do imposto de renda. Trata-se de um tributo anual que deve ser declarado e pago por pessoas físicas e jurídicas e obedece às leis fiscais e tributárias.

Desse modo, MEI declara imposto de renda, desde que integre os critérios que o tornem obrigado a transmitir o IR à Receita Federal.

Na prática, não apenas o fato de ter um CNPJ que faz com que o empreendedor precise declarar, uma vez que a obrigatoriedade está atrelada à pessoa física, e não à pessoa jurídica. Vamos entender um pouco melhor.

Se você é microempreendedor, então MEI declara imposto de renda se tiver renda anual superior a R$ 28.559,70. Mas atenção: esse valor foi vigente para 2020, o valor referente a 2021 ainda não foi divulgado e iremos atualizar assim que for disponibilizado!

O que é preciso entender é de acordo com a Lei Complementar referida, o MEI é isento de Imposto de Renda, no entanto, dependendo do valor faturado no ano pela empresa, o Imposto de Renda como Pessoa Física pode ser, sim, obrigatório.

As principais condições de obrigatoriedade são:

Vale lembrar que a parcela tributável do lucro é representada pela diferença do lucro total deduzidas todas as despesas necessárias para o funcionamento do empreendimento.

 

Mudanças no MEI em 2021

Agora que você entendeu que, em alguns casos, MEI declara imposto de renda, é importante estar atento às novas regras válidas para 2021.

Hoje em dia existem mais 11 milhões de empresas enquadradas como MEI no país. O regime representa um importante aliado aos empreendedores, sobretudo aos pequenos, além de ser uma das principais formas de fomentar a microeconomia.

Em 2019, foram divulgadas algumas mudanças na legislação do MEI, que seriam implementadas em 2020. Essas mudanças incluíam a exclusão de algumas categorias no regime. Mas por pressão de certas classes, a medida foi adiada para 2021.

Desse modo, de acordo com a CGSN n° 150/2019, 14 categorias serão excluídas do MEI. Os profissionais do setor cultural são os mais afetados. Confira as categorias que não serão mais contempladas pelo regime tributário Microempreendedor Individual na íntegra:

Confira os novos valores de contribuição para MEI em 2021 neste post.