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Bolsa Família 2023: Mensagem de averiguação volta a aparecer no aplicativo – Novos bloqueios em maio.

Bolsa Família 2023

Fonte: Canal Consulta Pública

Desde março o governo está realizando uma revisão cadastral nos dados do Cadastro Único, com o objetivo de identificar as famílias que estão recebendo o benefício assistencial do Bolsa Família de maneira indevida, ou seja, que não se enquadram em todos os requisitos exigidos pelo programa.

Entre março e abril, mais de 2,5 milhões de beneficiários tiveram o Bolsa Família cancelado, bloqueado ou suspenso pelo governo, devido a inconsistências nas informações do cadastro.

Com isso, milhares de beneficiários receberam notificações dentro dos aplicativos, informando sobre a necessidade da atualização dos dados e após atualizarem essas mensagens sumiram do aplicativo.

No entanto, recentemente essas mensagens voltaram a aparecer nos aplicativos dos beneficiários e isso vem gerando muitos questionamentos.

Pagamentos do Bolsa Família em maio

Os pagamentos do Bolsa Família referente ao mês de maio se iniciam nesta semana.

A Caixa Econômica Federal, instituição financeira responsável pelos repasses do benefício, inicia os depósitos na próxima quinta-feira, dia 18, quando recebem os beneficiários com NIS de final 1.

Os pagamentos seguem até o dia 31, quando recebem os beneficiários com NIS de final 0.

Mensagens no aplicativo do Bolsa Família

Com o início dos pagamentos se aproximando, muitos beneficiários estão atentos nos aplicativos para conferir as datas, os valores e as notificações do governo relacionadas ao benefício.

Infelizmente, nos últimos dias as famílias não receberam uma notícia tão favorável.

Para aqueles que tiveram o benefício bloqueado, cancelado ou suspenso, que receberam a mensagem do governo no aplicativo, realizaram a atualização dos dados do Cadastro Único, em seguida, a mensagem de averiguação sumiu e as parcelas foram liberadas, as mensagens voltaram a aparecer, causando preocupação nos beneficiários do programa.

As famílias receberam a seguinte mensagem, “Mensagem do Bolsa Família, benefício bloqueado por averiguação. Você precisa esclarecer informações do seu cadastro, se você realmente mora sozinho, procure o setor do cadastro único na sua cidade até o dia 16 de junho e atualize o seu cadastro, para evitar o cancelamento do seu benefício do Bolsa Família. Mais informações, ligue 121”.

Aplicativo Caixa Tem

Com a revisão cadastral sendo realizada nos últimos meses, milhares de beneficiários receberam esta mensagem, solicitando a atualização dos dados, para evitar o cancelamento do benefício.

No entanto, após realizarem a atualização do cadastro, as mensagens desapareceram dos aplicativos e aquelas famílias que se enquadravam em todos os requisitos exigidos tiveram as parcelas liberadas para saque, inclusive as retroativas.

Porém, recentemente milhares de beneficiários estão alegando que as mensagens voltaram a aparecer nos aplicativos e que as parcelas que antes se encontravam liberadas, agora estão bloqueadas.

Essa família, por exemplo, estava com as parcelas do mês de maio liberadas no aplicativo, mas ao consultarem recentemente, elas se encontram bloqueadas.

Aplicativo Caixa Tem

Para receber o benefício, as parcelas devem se encontrar liberadas.

Aplicativo Caixa Tem

Neste caso, assim como é informado pelo aplicativo, o valor liberado estará disponível para saque a partir do dia 19 de maio, ou seja, essa família possui o NIS de final 2.

O saque do benefício pode ser realizado até o dia 27 de setembro de 2023, caso não seja, o valor volta para os cofres do governo.

Atualização dos aplicativos

Em relação a volta das mensagens nos aplicativos, mensalmente o sistema passa por uma série de atualizações e que em maio não seria diferente.

O governo ainda está finalizando esse processo de atualização nos aplicativos, então pode ser que esse retorno das mensagens para aquelas famílias que já atualizaram o cadastro e se enquadram em todos os requisitos, seja um erro no sistema.

É necessário aguardar até o início dos pagamentos, ou seja, até o dia 18, caso a mensagem não desapareça do aplicativo e o benefício continue bloqueado, é preciso ir até o CRAS mais próximo e verificar se está tudo correto, se falta alguma informação relevante para concluir a atualização e se de fato, esse processo foi encerrado.

Se estiver tudo correto, a atualização estiver sido feita e o beneficiário estiver dentro de todos os requisitos, em breve o governo vai reaver os pagamentos. Portanto, nesses casos o indicado é aguardar.