Ícone do site Instituto Montanari

Mensagens no app do Auxílio Brasil

auxílio brasil

O mês de dezembro se iniciou, e algumas pessoas notaram mensagens dentro do aplicativo do Auxílio Brasil. A primeira delas é essa: 

Se você foi notificado com essa mensagem, ela indica duas situações: que você não atualizou os seus dados do CadÚnico e possui renda maior do que o permitido pelo programa Auxílio Brasil, que são os pré-requisitos básicos do programa. 

Possivelmente, você está recebendo mais do que o valor de R$ 210 reais por pessoa mensalmente, e por isso, você está fora da classificação de famílias que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. 

Caso você não esteja recebendo nenhum tipo de renda ou não esteja trabalhando, é possível resolver essa situação indo a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), levando os seus documentos e dos documentos dos seus familiares, atualizando os seus dados do CadÚnico. 

Mas lembre-se: você só pode receber o Auxílio Brasil se cumprir as regras do programa. Caso o contrário, o benefício realmente é cancelado. 

Lembrando: as regras para receber o Auxílio Brasil são as seguintes:

Cumprindo estas pré requisitos e mantendo os dados atualizados, você não correrá o risco de ter o seu benefício suspenso. 

Outra mensagem que está aparecendo para alguns beneficiários é a seguinte: 

Como podemos perceber, essa mensagem informa que o benefício já foi pago, mas que a família ainda não realizou o acompanhamento de saúde. 

Quando essa mensagem aparece, é importante que você verifique se o cartão de vacina das crianças está atualizado, e caso você esteja grávida, ou em sua casa tenha alguma grávida, é importante começar o pré-natal. 

Como a própria mensagem diz, você deve informar que faz parte do programa Auxílio Brasil, para que os seus dados de saúde sejam atualizados e o seu aplicativo volte ao normal. 

Algumas pessoas, por outro lado, receberam a notificação de averiguação, em especial as famílias unipessoais, que são as famílias formadas por uma pessoa só. 

Essa averiguação foi noticiada há alguns dias pelo Ministério da Cidadania, que identificou um aumento grandioso no número de famílias formadas por uma pessoa só. 

Assim, para verificar se não há fraude ou inconsistência nos dados, alguns cadastros estão passando por um pente-fino. 

E se esse é o seu caso, você deve ir até o CRAS da sua cidade e atualizar as suas informações. Mas lembre-se: as informações devem ser verdadeiras em todos os sentidos, para que assim você não perca o benefício. 

Os pagamentos do Auxílio Brasil deste mês de dezembro se iniciam no dia 12 e se estendem até o dia 23 deste mês, com base no número final do seu NIS e calendário abaixo.

CALENDÁRIO AUXÍLIO BRASIL DEZEMBRO 2022