Declaração Anual do MEI 2022: MEI para quem não sabe é a forma que são chamados os Microempreendedores Individuais, os profissionais autônomos que ao realizarem o cadastro para ser um, passam a ter um número de CNPJ.
O número de CNPJ proporciona ao profissional autônomo uma série de benefícios, como abertura de conta bancária, pedidos de empréstimos facilitados e emissão de notas fiscais.
Além dos benefícios eles têm obrigações e direitos de uma pessoa jurídica.
Desde que esteja com a área de atuação na lista oficial da categoria, o profissional registrado como Microempreendedor individual vai estar regularizado a respeito da sua situação como profissional informal.
O profissional cadastrado como MEI terá como despesa o pagamento mensal do Simples Nacional e entre os meses de janeiro a maio eles ainda devem fazer de forma obrigatória a Declaração Anual do MEI 2022 ou também conhecida como DASN-simei. para a Receita Federal.
A Declaração Anual do MEI 2022 consiste em declarar todos os ganhos que forem referentes ao ano que passou, ou seja, tem que declarar todo o seu faturamento como microempreendedor, isso, claro, sem incluir os descontos de gastos e despesas com negócios… tem que ser o valor bruto.
O limite de faturamento anual para o MEI sofreu uma alteração esse ano e foi de R$81 mil para R$130 mil, porém esse valor deverá ser calculado proporcionalmente aos meses em que a empresa esteve funcionando.
Todos aqueles que solicitaram a abertura de um MEI e tiverem o número do CNPJ até o final de 2021 devem obrigatoriamente fazer a declaração anual, mesmo que achem que o valor tenha sido baixo ou não tenha o que faturar.
Os que se tornaram Microempreendedores Individuais no ano de 2022 não são obrigados a apresentar a declaração anual no ano de 2022, devem declarar somente no ano seguinte, no caso em 2023, independente do mês que iniciou e independente se houver ou não faturamento.
A DASN-Simei deve ser declarada todo ano e como dito anteriormente, com base nos faturamentos do ano anterior. Esse ano por exemplo será declarado o faturamento do ano de 2021. A declaração tem um prazo para ser feita, ela já pode ser realizada desde o dia 03 de janeiro deste ano.
O prazo final para a entrega da declaração anual do MEI 2022 era até o dia 31 de maio. Mas a Receita Federal estendeu o prazo até o dia 30 de junho de 2022.
Então, aqueles que fizeram seu cadastro como MEI e obtiveram um CNPJ até dezembro de 2021 devem entregar a declaração com o faturamento dos meses em que o CNPJ estava ativo até a dia 30 de junho de 2022.
Deve-se colocar na declaração anual do MEI 2022, três informações que são importantes e que são obrigatórias:
- se há ou não um funcionário registrado durante o período da declaração.;
- a receita bruta total recebida no ano anterior. Deste valor, não devem constar os descontos de gastos e despesas.
- a receita referente a venda de produtos ou de serviços, do ano anterior.
O controle das notas fiscais é algo muito importante e recomendado, pois consultando as notas fiscais do ano anterior, que devem ser guardadas, dá para informar com mais detalhes os ganhos.
Controlar os valores recebidos todos os meses também ajuda no preenchimento da declaração, mesmo que não seja por meio das notas fiscais.
Além disso, devem ser conferidos o extrato bancário, o rendimento da conta de Pessoa jurídica, além de observar também as vendas feitas na máquina de cartão de crédito, as emissões de boletos para cliente, entre outros.
Para ver o passo a passo de como fazer a declaração anual do MEI 2022, assista ao vídeo abaixo.