O Ministério do Desenvolvimento Social emite comunicados relacionados à situação do benefício do Bolsa Família através dos aplicativos oficiais do governo. Por isso, é de extrema importância que o responsável familiar esteja sempre atento às mensagens enviadas por essas fontes, a fim de evitar possíveis cancelamentos do benefício.
Bolsa Família bloqueado por informações de educação
A primeira mensagem discutida trata do bloqueio do benefício por falta de informações escolares de crianças ou adolescentes que compõem a família. Nessa mensagem, o governo federal informa: “Atenção! Não temos informações sobre a escola onde a criança ou o adolescente da sua família estuda. Regularize a situação; para isso, procure o setor do Bolsa Família na sua cidade, com a declaração de matrícula em mãos, para que possa atualizar seu Cadastro Único. Informe à escola que sua família participa do programa, para que possam localizar a criança ou o adolescente no sistema de presença escolar.”
Diante dessa notificação, quem a receber deve ir presencialmente à escola onde o filho estuda para solicitar uma declaração de matrícula. Com esse documento em mãos, o responsável familiar deve comparecer ao CRAS mais próximo para comprovar o local de estudo da criança e realizar a atualização cadastral. Assim, será possível voltar a receber o benefício normalmente.
Bolsa Família bloqueado por falta de atualização no Cadastro Único
A segunda mensagem discutida refere-se ao bloqueio do benefício do Bolsa Família por falta de atualização no Cadastro Único. O comunicado informa: “Benefício bloqueado. Seu benefício foi bloqueado porque você não atualizou o Cadastro Único dentro do prazo. Atualize seu cadastro e evite o cancelamento do seu Bolsa Família. Leve os documentos de todas as pessoas da sua família, uma conta de luz e o CPF de todos.”
Se o beneficiário receber essa mensagem, deverá procurar um CRAS ou um posto de atendimento do Cadastro Único para confirmar e esclarecer os dados cadastrais. Caso não compareça à unidade de atendimento para realizar a atualização, o benefício será cancelado de maneira definitiva. Os beneficiários que se enquadram em todos os requisitos do programa assistencial, realizarem a atualização dentro do prazo estipulado e conseguirem comprovar todas as informações na atualização do cadastro, continuarão recebendo o valor de R$600,00 ou mais mensalmente.
Bolsa Família suspenso por falta de acompanhamento de saúde
A terceira mensagem abordada diz respeito à suspensão do benefício por falta de acompanhamento de saúde. Para alertar os beneficiários sobre a verificação das condicionalidades relacionadas à saúde, o Ministério do Desenvolvimento Social emitiu um comunicado importante em junho. A mensagem diz: “Atenção! Sua família ainda não fez o acompanhamento de saúde do Bolsa Família neste semestre. Leve as crianças para vacinar, pesar e medir na unidade mais próxima de sua casa. As grávidas precisam começar o pré-natal o quanto antes. Ao comparecer na unidade de saúde, avise que você faz parte do programa Bolsa Família. Motivo: não acompanhamento de saúde.”
Nesse caso, os beneficiários devem seguir as instruções do governo, levando crianças de até 7 anos para vacinar e pesar, e as gestantes devem realizar o pré-natal em uma unidade básica de saúde, para permanecerem na folha de pagamentos do programa Bolsa Família. Caso contrário, correm o risco de terem suas parcelas bloqueadas ou até mesmo canceladas em breve.
Falhas no aplicativo Caixa Tem
A última mensagem discutida aborda falhas no funcionamento do aplicativo Caixa Tem, no momento da consulta. Muitas perguntas foram feitas sobre a seguinte mensagem: “Dados não disponíveis para consulta. Tente novamente mais tarde.”
O aplicativo Caixa Tem continua apresentando falhas durante o acesso, o que tem causado preocupações aos beneficiários. Para tranquilizar as famílias, o Ministério do Desenvolvimento Social se pronunciou a respeito desse erro no sistema. Aqueles que receberam essa notificação ao tentar acessar o aplicativo não precisam se preocupar. Em comunicado, o MDS esclareceu que estão realizando algumas mudanças nos servidores e, por esse motivo, é necessária a atualização no módulo de segurança.
Foi informado ainda que em breve a consulta através dos aplicativos será normalizada, permitindo que os beneficiários voltem a ter acesso às informações do benefício. Portanto, quem recebeu essa mensagem deve aguardar um pouco mais e tentar novamente em outro momento, pois em breve o funcionamento do Caixa Tem será normalizado e o acesso às informações do Bolsa Família será restabelecido.