Número do PIS Pelo CPF: Como Descobrir?

Número do PIS Pelo CPF: Como Descobrir?

  • Post category:PIS PASEP

Saber como conferir o número do PIS pelo CPF pode ser extremamente útil em muitas situações, como quando você precisa do documento e não o tem em mãos.

Hoje em dia, graças à informatização de diversos serviços e órgãos do governo, é possível efetuar buscas e agendamentos de uma forma muito mais rápida, cômoda e dinâmica, já que não é preciso sequer sair de casa.

Consultar o número do PIS pelo CPF é uma das vantagens que o acesso remoto a esses serviços passou a disponibilizar.

No entanto, se você ainda não sabe exatamente como fazer isso, mas precisa do seu PIS por qualquer que seja o motivo, não se preocupe, neste artigo você irá conferir as diversas formas de visualizar o número do PIS pelo CPF.



Afinal, O Que é Número do PIS?

PIS é a sigla que se refere ao Programa de Integração Social. Esse programa é administrado pela Caixa Econômica Federal e se destina aos funcionários da iniciativa privada, ao contrário do PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, e que é gerido pelo Banco do Brasil.

A partir da Medida Provisória 946/2020, a cota do PIS passa a ser FGTS. Desse modo, o PIS representa aos funcionários de empresas privadas o acesso a inúmeros direitos. É válido ressaltar que as contribuições mensais do PIS são feitas pelo empregador, e não pelos funcionários, assegurando aos colaboradores direitos como o FGTS, seguro desemprego e abono salarial.

Um cidadão é cadastrado no PIS apenas uma vez, durante seu primeiro emprego formal, ou seja, de carteira assinada. Após esse processo de inscrição, o trabalhador receberá um cartão. É com esse cartão que você poderá efetuar consultas e fazer os saques de benefícios como o FGTS, auxílio doença, dentre outros.



Como Descobrir o Número do PIS?

Atualmente existem algumas formas diferentes de se descobrir o número do PIS, já que a Caixa Econômica Federal disponibiliza diversos canais de atendimento ao público.

Desse modo, para contemplar as mais diversas formas de se conferir o número do PIS pelo CPF, trouxemos o passo a passo de cada modalidade de consulta. Acompanhe:



Consulta Número do PIS Pelo CPF Por Telefone

Muitas pessoas preferem ter acesso a serviços via contato telefônico, já que não exige grandes habilidades com informática e ainda assim proporciona ao consultante comodidade e agilidade.

Para efetuar a consulta do PIS pelo CPF, basta ligar no telefone da previdência: 135, e teclar a opção 5.

Em seguida você será atendido e o telefonista irá solicitar seus dados cadastrais. Desse modo, é imprescindível que você esteja com seus documentos pessoais à mão. Caso estejam todos corretos, ele irá informar-lhe seu PIS.

Ressaltamos que o atendimento por meio do telefone da previdência é disponibilizado de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Quem preferir, ainda poderá consultar o número do PIS pelo CPF ligando diretamente no telefone da Caixa Econômica: 0800 726 0207.



Consulta Pelo Portal Meu INSS

Quem prefere recorrer aos serviços digitais, o site Meu INSS é o recurso ideal. Por lá é possível ter acesso a uma série de serviços, além de poder agendar atendimentos na previdência social, dar entrada em benefícios, requerer documentos, fazer consultas, acessar calendário de pagamentos de benefícios, dentre outros inúmeros serviços.

Para saber qual é seu PIS pelo portal Meu INSS, siga as instruções abaixo:

  • Acesse o site Meu INSS;
  • Na página inicial, clique em Login, como indicado:

numero do pis pelo cpf

  • Uma nova página será exibida, então será necessário informar seu CPF e seus dados cadastrais – caso você ainda não seja cadastrado na plataforma, clique em Cadastrar Senha, disponível na página inicial, e efetive o seu cadastro, ele é feito em poucos instantes;
  • Ao entrar no sistema, no canto superior direito seu PIS será exibido.



Deixe uma resposta