A ouvidoria INSS é um canal de atendimento disponibilizado aos cidadãos, quando não conseguem resolver seus problemas por meio do telefone convencional, o 135.
Além disso, a ouvidoria INSS pode ser utilizada para fazer denúncias, reclamações ou sugestões em relação aos serviços ofertados pela previdência.
Muitas pessoas, quando têm seus benefícios indeferidos, tenta apelar para a ouvidoria, bem como quando são mal atendidos por funcionários da previdência. Além disso, muitos não sabem exatamente qual a função da ouvidoria INSS e como fazer para entrar em contato.
Pensando nisso, neste artigo você irá descobrir como entrar em contato com a ouvidoria INSS e para que serve.
Qual a Função da Ouvidoria INSS?
A principal definição da ouvidoria INSS é funcionar como uma espécie de pós-atendimento. Desse modo, qualquer cidadão, independentemente se é contribuinte ou não, podem recorrer à ouvidoria depois de terem um atendimento prévio por meio dos canais convencionais do INSS.
A ouvidoria INSS acolhe reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações diversas em relação a atendimentos anteriores na previdência social.
Desse modo, busca-se melhorar a qualidade dos serviços e atendimentos do INSS, já que por meio da ouvidoria é possível analisar os principais problemas e padrões que se repetem na previdência, podendo combatê-los.
Como Entrar em Contato Com a Ouvidoria INSS?
Para poder manifestar suas reclamações, sugestões, denúncias e outras demandas relacionadas à previdência, é possível recorrer à ouvidoria. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, o contato não é feito por via telefônica.
O INSS oferece aos cidadãos o canal de atendimento da ouvidoria de forma online. Se você deseja entrar em contato, então basta seguir os passos abaixo:
- Entre no site do INSS;
- Em seguida, clique em Ouvidoria, na barra azul, como indicado abaixo:
- Na página seguinte, clique em Cadastrar ou Consultar Manifestação;
Ao fim da página que será exibida, diante da questão: Você já possui uma manifestação cadastrada na Ouvidoria?, selecione a opção Não, e então selecione a natureza de sua manifestação, ou seja, se se trata de denúncia, elogio, reclamação, reclamação bancos e sugestão, então, avance clicando em Nova Manifestação:
- Em seguida você deverá escrever qual é o assunto e como a ouvidoria pode te ajudar. Ao finalizar o processo, deverá aguardar até que a previdência o contate para fornecer a resposta ao seu problema.
Vale ressaltar que para a efetuar a manifestação, é necessário preencher todo o formulário de identificação. Somente desse modo a ouvidoria INSS irá acolher sua manifestação e analisar as demandas apresentadas.
Como Acompanhar uma Manifestação?
Uma das vantagens da ouvidoria INSS é e relação à possibilidade de acompanhar o andamento de sua manifestação, seja ela um elogio, uma dúvida, sugestão, reclamação ou denúncia de qualquer natureza.
Para acompanhar o status dessa manifestação é bem simples e rápido. Para saber como, siga as instruções abaixo:
- Entre no site do INSS;
- Em seguida, clique em Ouvidoria, na barra azul;
- Na página seguinte, clique em Cadastrar ou Consultar Manifestação;
- Ao fim da página que será exibida, diante da questão: Você já possui uma manifestação cadastrada na Ouvidoria?, selecione a opção Sim, e então insira o código da manifestação que é gerado sempre que uma manifestação é feita;
- Preencha o código de segurança e avance clicando em Pesquisar;
- Em seguida será exibido o novo status de sua manifestação. Ressaltamos que você poderá consultar sempre que quiser ou precisar. Além disso, o serviço é inteiramente gratuito.
Telefone da Previdência
Quando a sua manifestação não envolve atendimentos anteriores, então você pode entrar em contato pelo telefone da previdência. Nesses casos, recomenda-se que não utilize a ouvidoria INSS, mas sim o telefone 135.
Nesse número você poderá tirar dúvidas, fazer agendamentos de atendimentos, conferir datas de saque, dentre outros assuntos.