Ícone do site Instituto Montanari

Ouvidoria INSS: Veja Como Entrar em Contato

ouvidoria inss

A ouvidoria INSS é um canal de atendimento disponibilizado aos cidadãos, quando não conseguem resolver seus problemas por meio do telefone convencional, o 135.

Além disso, a ouvidoria INSS pode ser utilizada para fazer denúncias, reclamações ou sugestões em relação aos serviços ofertados pela previdência.

Muitas pessoas, quando têm seus benefícios indeferidos, tenta apelar para a ouvidoria, bem como quando são mal atendidos por funcionários da previdência. Além disso, muitos não sabem exatamente qual a função da ouvidoria INSS e como fazer para entrar em contato.

Pensando nisso, neste artigo você irá descobrir como entrar em contato com a ouvidoria INSS e para que serve.

 

Qual a Função da Ouvidoria INSS?

A principal definição da ouvidoria INSS é funcionar como uma espécie de pós-atendimento. Desse modo, qualquer cidadão, independentemente se é contribuinte ou não, podem recorrer à ouvidoria depois de terem um atendimento prévio por meio dos canais convencionais do INSS.

A ouvidoria INSS acolhe reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações diversas em relação a atendimentos anteriores na previdência social.

Desse modo, busca-se melhorar a qualidade dos serviços e atendimentos do INSS, já que por meio da ouvidoria é possível analisar os principais problemas e padrões que se repetem na previdência, podendo combatê-los.

 

Como Entrar em Contato Com a Ouvidoria INSS?

Para poder manifestar suas reclamações, sugestões, denúncias e outras demandas relacionadas à previdência, é possível recorrer à ouvidoria. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, o contato não é feito por via telefônica.

O INSS oferece aos cidadãos o canal de atendimento da ouvidoria de forma online. Se você deseja entrar em contato, então basta seguir os passos abaixo:

Vale ressaltar que para a efetuar a manifestação, é necessário preencher todo o formulário de identificação. Somente desse modo a ouvidoria INSS irá acolher sua manifestação e analisar as demandas apresentadas.

 

Como Acompanhar uma Manifestação?

Uma das vantagens da ouvidoria INSS é e relação à possibilidade de acompanhar o andamento de sua manifestação, seja ela um elogio, uma dúvida, sugestão, reclamação ou denúncia de qualquer natureza.

Para acompanhar o status dessa manifestação é bem simples e rápido. Para saber como, siga as instruções abaixo:

 

Telefone da Previdência

Quando a sua manifestação não envolve atendimentos anteriores, então você pode entrar em contato pelo telefone da previdência. Nesses casos, recomenda-se que não utilize a ouvidoria INSS, mas sim o telefone 135.

Nesse número você poderá tirar dúvidas, fazer agendamentos de atendimentos, conferir datas de saque, dentre outros assuntos.