Em breve, a Caixa Econômica Federal dará início aos depósitos de mais uma parcela referente ao benefício do Bolsa Família. Em janeiro, aproximadamente 21 milhões de beneficiários terão acesso aos repasses, entretanto, alguns terão o pagamento antecipado devido a desastres ambientais recentes. Além disso, muitos beneficiários estão recebendo a triste notícia de que sua parcela referente ao mês de janeiro se encontra bloqueada e, por esse motivo, não será possível realizar o saque destes valores.
Bolsa Família tem pagamento antecipado para algumas regiões
O pagamento do Bolsa Família será antecipado para a próxima quinta-feira, dia 18, para famílias que se encontrem em locais sob decreto de situação de emergência devido às chuvas. A informação foi confirmada pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, em entrevista concedida à CNN.
Foi mencionado que os locais que estejam em uma situação de decreto de emergência ou calamidade, uma decisão já anunciada pelo presidente Lula, confirma a antecipação do pagamento do Bolsa Família para todos, independentemente da numeração final do NIS. Além disso, Dias ressaltou que pessoas desabrigadas receberão benefícios de R$800. De acordo com o ministro, os recursos fazem parte do programa “Auxílio para Desabrigados”. A lista das cidades que se encontram nesta situação pode ser conferida através do site oficial do MDS; portanto, caso haja interesse em verificar, basta acessar o site e buscar por cidades em estado de calamidade pública no mês de janeiro.
Pente-fino
O Ministério do Desenvolvimento Social continua realizando um pente fino nos dados cadastrais dos beneficiários do Bolsa Família, com o objetivo de trazer mais assertividade para o programa de distribuição de renda neste ano de 2024. Para alertar os beneficiários do Bolsa Família sobre a situação do benefício, o MDS emite comunicados através dos aplicativos oficiais do governo, que são o Caixa Tem, o Bolsa Família e o Cadastro Único. Ao conferirem seus aplicativos, milhares de beneficiários estão se deparando com mensagens de bloqueios, suspensões e até mesmo cancelamentos. Isso ocorre porque muitos não atenderam ao prazo estabelecido pelo MDS para realizar a atualização do Cadastro Único.
Sempre é enfatizado a importância de comparecer ao CRAS o quanto antes para realizar a atualização das informações da família, caso se receba uma notificação do Ministério do Desenvolvimento Social. Deve-se regularizar a situação o quanto antes, pois caso se ultrapasse a data estabelecida pelo MDS, o benefício é bloqueado e posteriormente pode ser até cancelado de maneira definitiva. Em caso de cancelamento, o beneficiário precisará realizar um novo cadastramento e enfrentar novamente a fila de espera.
É sabido que muitas vezes os CRAS dos municípios não conseguem atender a uma grande demanda de solicitações, mas infelizmente é através desta instituição que será possível realizar a atualização do Cadastro Único. Portanto, é aconselhável agendar uma visita e realizar esse processo o mais rápido possível. Uma dica importante é manter os dados sempre atualizados no Cadastro Único e cumprir com as condicionalidades de saúde e educação, pois desta forma será possível continuar recebendo o benefício do Bolsa Família mensalmente, sem a necessidade de comparecer diversas vezes até o Centro de Atendimento.
Calendário de pagamentos Bolsa Família
Os municípios em estado de calamidade ainda terão o benefício do Bolsa Família depositado antecipadamente para todas as famílias, independentemente do número final do Número de Identificação Social (NIS). Para os demais beneficiários, os valores são depositados levando em consideração o número final do NIS. É importante destacar que os depósitos programados para segunda-feira podem ser antecipados para o sábado anterior.
- Beneficiários com NIS de final 1 e moradores de municípios afetados por desastres ambientais recentes receberão no dia 18 de janeiro.
- NIS de final 2 receberão no dia 19.
- NIS de final 3 receberão no dia 22, com possibilidade de antecipação para o dia 20 (sábado).
- NIS de final 4 receberão no dia 23.
- NIS de final 5 receberão no dia 24.
- NIS de final 6 receberão no dia 25.
- NIS de final 7 receberão no dia 26.
- NIS de final 8 receberão no dia 29, com possibilidade de antecipação para o dia 27 (sábado).
- NIS de final 9 receberão no dia 30.
- NIS de final 0 receberão no dia 31.
Dessa forma, encerram-se os depósitos do Bolsa Família referentes ao primeiro mês do ano de 2024. Vale ressaltar que os valores continuarão sendo depositados no Caixa Tem, permitindo a realização de Pix e transferências pelo aplicativo, além da opção de saque em agências ou lotéricas correspondentes.