Ícone do site Instituto Montanari

Governo convida beneficiários do Auxílio Brasil a se retirarem do programa voluntariamente

O governo federal está realizando um pente-fino nos cadastros irregulares das famílias que recebem o benefício do Auxílio Brasil.

De acordo com as pesquisas que foram feitas até o momento, o maior índice de irregularidades está no grupo das famílias unipessoais.

Por esse motivo, o governo decidiu implementar uma nova ferramenta no aplicativo do Cadastro Único para que as famílias que recebem o benefício do Auxílio Brasil indevidamente possam se retirar voluntariamente, sem sofrer nenhuma consequência.

A intenção é acelerar o processo de recadastramento de benefícios pagos em duplicidade e trazer mais assertividade para o programa do Novo Bolsa Família.

Portaria número 860

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, publicou no dia 15 de fevereiro, a Portaria n°860.

No texto consta que em caso de cadastros unipessoais feitos de forma incorreta, o beneficiário pode solicitar a exclusão do Cadastro Único de forma voluntária pelo aplicativo de celular ou pelo computador.

O objetivo da nova ferramenta é localizar quem se inscreveu como família unipessoal no CadÚnico, ainda que more com sua família, para que elas solicitem o cancelamento do cadastro que foi feito de forma equivocada e sejam incluídas no registro de suas famílias da maneira correta.

Atualização CadÚnico Famílias Unipessoais do Auxílio Brasil

Wellington Dias fala sobre a iniciativa

No dia 16 de fevereiro, Wellington Dias falou sobre essa iniciativa do governo, ele disse o seguinte, “O objetivo dessa iniciativa é abrir a porta e dar as mãos aos mais pobres, incluir quem está de fora e corresponde aos critérios e excluir quem está recebendo irregularmente. Quem realmente precisa da transferência de renda não será desligado”.

Wellington Dias fala sobre Auxílio Brasil

Essa nova ferramenta já está ativa e funcionará apenas nos dias úteis, ou seja, de segunda a sexta feira, exceto em feriados, das 7 horas da manhã às 21 horas da noite.

A partir da exclusão, essas pessoas poderão, sem pressa, buscar os locais de atendimento nas cidades e realizar o cadastramento correto em suas famílias.

Não fazem parte dessa ação cadastros unipessoais dos beneficiários do BPC e de pessoas em situação de rua.

Mensagens estão sendo enviadas para os beneficiários do Auxílio Brasil

A mensagem que está sendo enviada pelo governo para os aplicativos dos beneficiários do Auxílio Brasil, busca alertar a eles sobre a nova função que foi implementada no sistema.

Aplicativo Cadastro Único

Nesta mensagem é dito que se você cadastrou errado, você deve cancelar o seu cadastro e depois sem pressa, você pode agendar o novo cadastramento a partir de julho desse ano e assim, se incluir corretamente no cadastro de sua família.

É dito também que para as pessoas que realmente moram sozinhas, está tudo certo e não há com o que se preocupar, pois o benefício do Auxílio Brasil continuará sendo pago normalmente.

Caso você se enquadre nesses cadastros irregulares e queira utilizar essa nova ferramenta o passo a passo é bem simples.

Primeiramente, para solicitar a exclusão do Cadastro Único, acesse o aplicativo do Cadastro Único e clique em “Consulta completa”;

Aplicativo Cadastro Único

Em seguida, faça o login com CPF e senha, e clique em “Continuar”;

Aplicativo Cadastro Único

No canto superior esquerdo da tela, aperte a seta para voltar;

Aplicativo Cadastro Único

Depois, clique no botão vermelho “Cancele o seu cadastro”;

Aplicativo Cadastro Único

Na tela seguinte, aperte o botão azul “Cancele o seu cadastro”;

Aplicativo Cadastro Único

Em seguida, confirme a decisão clicando em “Confirmar”;

Aplicativo Cadastro Único

E pronto, cadastro cancelado.

Após realizar o cancelamento de seu cadastro, você pode agendar o novo cadastramento a partir de julho desse ano e assim, se incluir corretamente no cadastro de sua família e voltar a receber o Auxílio Brasil.