O governo está realizando um pente fino nos cadastros dos beneficiários do Auxílio Brasil, com o objetivo de retirar do programa aquelas famílias que estão recebendo o benefício de forma irregular.
Governo emite alerta para os beneficiários do Auxílio Brasil
Nos últimos dias o governo federal emitiu alguns alertas através do aplicativo caixa tem, onde beneficiários que estão com irregularidades no cadastro, receberam a seguinte mensagem:
Na mensagem diz o seguinte: “SUA FAMÍLIA ESTÁ EM AVERIGUAÇÃO CADASTRAL UNIPESSOAL. ISSO SIGNIFICA QUE O MINISTÉRIO DA CIDADANIA IDENTIFICOU POSSÍVEIS INCONSISTÊNCIAS NA COMPOSIÇÃO FAMILIAR REGISTRADA NO CADASTRO ÚNICO. O RESPONSÁVEL FAMILIAR DEVE REGULARIZAR O CADASTRO DA FAMÍLIA ATÉ JANEIRO DE 2023 NO CRAS OU NO SETOR RESPONSÁVEL PELO CADASTRO ÚNICO DE SUA CIDADE.”
O que fazer para solucionar esse problema?
Nesse caso o beneficiário precisa comparecer até uma unidade do CRAS ou até um setor responsável pelo cadastro único mais próximo para realizar a sua atualização cadastral.
Porém, muitos beneficiários estão questionando o fato de o CRAS não ter vaga para realizar o atendimento, pois o agendamento só está disponível a partir do mês de março.
Se você recebeu a mensagem o seu caso é prioritário e dessa forma, você pode ficar despreocupado pois mesmo tendo fila de espera você passa na frente dessas outras pessoas.
Porém, se você tiver que esperar por conta da alta demanda de casos semelhantes ao seu, o governo adiará o prazo de sua atualização pois eles estão cientes dessa fila de espera, portanto o seu benefício será prolongado até que você consiga comparecer ao CRAS.
É importante destacar que o governo está destinando verbas para que mais funcionários sejam contratados no CRAS das cidades, principalmente por conta das visitas domiciliares que serão feitas em breve.
Em relação a essas visitas, o governo está prometendo que durante o mês de fevereiro, algumas famílias que estão com irregularidades no cadastro podem receber funcionários que atuam no CRAS da região em sua residência, para confirmar se os dados que estão cadastrados no CadÚnico são de fato verdadeiros.
O CRAS vai avisar a data da visita?
Até o momento o que se sabe é que esse aviso pode ser feito por meio dos aplicativos oficiais, que são o do Auxílio Brasil, o do Caixa Tem ou o do Cadastro Único.
Fique sempre em alerta e consulte diariamente os aplicativos oficiais do programa, para verificar se alguma mensagem referente a essa visita domiciliar, foi encaminhada para você.
Também existe a possibilidade de o CRAS entrar em contato com esses beneficiários que estão com irregularidades nos cadastros, através de ligações, e-mails, ou por mensagens de texto via WhatsApp.