O governo federal iniciou, no dia 19, os pagamentos para os beneficiários do programa Bolsa Família, referentes ao mês de agosto. No entanto, devido à revisão dos cadastros, mais de 4 milhões de beneficiários tiveram o pagamento do Bolsa Família bloqueado, cancelado ou suspenso neste mês. A verificação de inconsistências na composição familiar, na renda per capita mensal e nas demais condicionalidades resultou no bloqueio desses benefícios.
Atualização Cadastral Bolsa Família
Estar devidamente inscrito no Cadastro Único e com os dados atualizados são alguns dos critérios essenciais para receber o Bolsa Família. O beneficiário que estiver com o cadastro irregular, desatualizado ou que esteja descumprindo algum dos requisitos exigidos corre o risco de ter o pagamento de seu benefício interrompido.
Consulta ao Cadastro Único
O aplicativo do Cadastro Único tem alertado as famílias sobre a situação do benefício. Portanto, se houver dúvidas sobre a atualização do cadastro, é possível realizar essa consulta. Este portal é fácil de usar e, para verificar se há necessidade de atualização dos dados, ele utiliza um código de cores: verde ou vermelho, indicando a situação do cadastro.
Para verificar se é necessário atualizar os dados no sistema do Cadastro Único, basta acessar o aplicativo no celular. O login é feito pelo GOV.BR, utilizando o CPF e a senha cadastrada nesse portal.
Cadastro Atualizado
Ao entrar, deve-se clicar em “consulta simples” ou “consulta completa”. Se, ao clicar em consulta simples, o quadrado estiver verde, com a mensagem “Parabéns! O cadastro da sua família está atualizado”, significa que o cadastro da família está correto e sem pendências. Nesse caso, não há necessidade de preocupação, pois é provável que o benefício seja recebido normalmente.
Cadastro Desatualizado
Por outro lado, para os beneficiários que, ao consultarem a situação do benefício, recebem uma notificação em vermelho, é necessário atualizar o cadastro o mais rápido possível, pois os dados estão desatualizados no sistema do governo, o que resultará no bloqueio do benefício e posteriormente poderá acarretar em um cancelamento definitivo.
Um exemplo de mensagem emitida pelo governo é: “Atenção! O cadastro da sua família é formado por apenas uma pessoa, ou seja, é um cadastro unipessoal. Isso possivelmente é um erro, clique aqui para obter mais informações.”
Os beneficiários do programa Bolsa Família que tiveram o benefício bloqueado nos últimos meses e, ao consultarem a situação de seu cadastro no aplicativo, encontram essa mensagem em vermelho, devem realizar a atualização dos dados nos postos de atendimento do Centro de Referência em Assistência Social, CRAS, o quanto antes, para permanecer na folha de pagamentos do programa.
Como realizar a atualização do Cadastro Único?
Para realizar essa atualização nos dados cadastrais relacionados ao programa Bolsa Família, o beneficiário precisará levar os seguintes documentos: CPF, título de eleitor e comprovante de residência atualizado de todos os integrantes da família. Dependendo da situação, a administração municipal realizará a atualização cadastral no posto de atendimento ou na residência daqueles que se declararam unipessoais, realizando visitas domiciliares.
Se o beneficiário cumprir com todos os requisitos do programa Bolsa Família, o benefício será restabelecido, incluindo as parcelas retroativas que foram suspensas nos meses anteriores. Portanto, é fundamental que os beneficiários do programa Bolsa Família verifiquem regularmente a situação do seu cadastro por meio do aplicativo Cadastro Único, ou dos demais canais de informação, como o Caixa Tem, o aplicativo Bolsa Família ou ligando para a central de atendimentos pelo 121. Pois desta forma, os beneficiários podem tomar as medidas necessárias caso seja solicitada a atualização dos dados.