Ícone do site Instituto Montanari

Prazo para declaração do Imposto de Renda foi prorrogado pela Câmara

Declaração do Imposto de Renda 2024

Declaração do Imposto de Renda 2024

O prazo para declaração do Imposto de Renda está em vias de ser prorrogado. Se o Projeto de Lei for aprovado, os contribuintes terão uma folga a mais no prazo para enviar o IRPF.

No dia 31.03 a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base que estabelece a prorrogação de data para a entrega do imposto.

De acordo com o novo prazo proposta, os contribuintes passam a poder fazer a transmissão do Imposto de Renda de Pessoa Física até o dia 31 de julho de 2021.

• Erros no Imposto de Renda: Fique atento para não cair na malha fina!

Mas atenção: este novo prazo ainda não é oficial, pois como para a implantação de todo Projeto de Lei, após aprovação da Câmara dos Deputados, agora é necessário aguardar a sanção do Senado.

Saiba mais:

Novo Prazo Para Declaração do Imposto de Renda

Por enquanto, o prazo antigo é o que ainda está em vigor. A princípio, os contribuintes deveriam cumprir o prazo para declaração do Imposto de Renda e enviar o IRPF até o dia 30 de abril.

Ocorre que diante da intensificação da pandemia, muitas pessoas e instituições foram afetadas, exigindo novas medidas institucionais para contemplar aqueles que não po9derão cumprir o prazo, seja qual for o motivo.

Pensando nisso, o relator Marcos Aurélio Sampaio (MDB-PI), deputado, apresentou à Câmara dos Deputados um Projeto de Lei para prorrogar o prazo para Declaração do Imposto de Renda, sendo o agravamento do Covid-19 a principal justificativa, já que, segundo ele, vivemos o pior estágio da doença no país.

De acordo com o Projeto de Lei, o novo prazo para entrega passa a ser no começo do segundo semestre, até dia 31 de julho de 2021.

Mas é importante ressaltar que ainda será necessário passar pela aprovação do Senado. Mas espera-se que não haja objeção na próxima casa a votar o texto.

Além disso, Sampaio alegou que prorrogar o prazo para declaração do Imposto de Renda seria uma medida que certamente traria mais confiança na Receita Federal enquanto instituição pública a serviço da população.

Vale ressaltar que no ano passado a declaração também foi postergada. A Receita Federal recolheu a declaração com dois meses de prorrogação.

Multa Por Atraso na Entrega da Declaração e Prazo Para Restituição

Mesmo que a prorrogação no prazo para declaração do Imposto de Renda seja aceita pelo Senado, quem não cumprir a nova data limite deverá arcar com multa.

O valor da multa será de R$ 165,74 ou 1% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

Outra mudança proposta no texto-base e que também já foi aceita na Câmara dos Deputados sem alterações, diz respeito ao prazo para restituição do Imposto de Renda. Vale lembrar que o mesmo ocorreu em 2020.

De acordo com a proposta do relator Marcos Aurélio Sampaio, o novo cronograma de restituição será:

Atenção: mesmo com o novo prazo para declaração do Imposto de Renda, quanto antes os contribuintes enviarem a declaração, mais cedo poderão receber a restituição.

Quem Deverá Declarar o IRPF em 2021?

Neste ano, independentemente do prazo para declaração do Imposto de Renda, os critérios para enviar o IRPF serão: